PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem- comportamento dos gases

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Enem- comportamento dos gases

Mensagem por jordaniakalina Qua 24 Out 2018, 19:54

Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Δh, como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.
Enem- comportamento dos gases Screen24

A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar
[list="alternatives type-text"]
[*]A) maior pressão de vapor.
[*]B) menor massa molecular.
[*]C) maior compressibilidade.
[*]D) menor energia de ativação.
[*]E) menor capacidade calorífica.


[*]Entendo o gabarito ser a alternativa E, minha dúvida é como posso descartar a alternativa A, se, na minha lógica, com maior variação da altura, provavelmente o gás M teria maior pressão de vapor. Agradeço a ajuda!
[/list]


Última edição por jordaniakalina em Sex 26 Out 2018, 09:36, editado 1 vez(es)

jordaniakalina
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 13/10/2016
Idade : 23
Localização : Caruaru, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Enem- comportamento dos gases

Mensagem por Emanoel Mendonça Qua 24 Out 2018, 20:45

Boa noite,

A pressão de vapor depende da temperatura que o gás está, a temperatura por sua vez, depende da capacidade calorífica, dado que foi estudado quantidades equimolares, ou seja, mesma massa. Lembrando da equação de capacidade calorífica ou capacidade térmica;


C = m.c

Q = C. Δθ

Quanto menor a capacidade calorífica mais fácil é de se aumentar a temperatura.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1740
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos