PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta para os membros notáveis

+2
Giovana Martins
Elcioschin
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pergunta para os membros notáveis Empty Pergunta para os membros notáveis

Mensagem por Convidado Seg 22 Out - 7:29

Dirijo esta indagação aos membros Elcioschin, Medeiros, Thálisson CPré-Iteano, Ashitaka, Leonardo SueiroFantecele88, Giovana Martins e Willian Honorio

Quando você se defronta com questões nível 3, ainda assim, consegue respondê-las mentalmente ou não? Em caso afirmativo, como faz? Formula um esboço mental? Do contrário, vosmecê soluciona o problema escrevendo passo a passo até chegar numa resposta?

P.S.: sei que talvez a minha pergunta pode parecer meio boba, no entanto é muito importante para mim. Então, se não for um incômodo, ficarei feliz em ver as respostas de vcs. Até breve!  Smile

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta para os membros notáveis Empty Re: Pergunta para os membros notáveis

Mensagem por Elcioschin Seg 22 Out - 13:58

John Carter

Preciso saber qual é a definição de questão nível 3, para poder responder. Dê exemplos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Giovana Martins Seg 22 Out - 19:38

Vamos supor que uma questão de nível 3 seja uma questão nível ITA. Honestamente, eu não sou muito rápida para resolver questões, a não ser que sejam questões teóricas. Em questões práticas geralmente eu anoto os itens. Sei lá, vamos supor que eu vá resolver uma questão hipotética e a mesma me fornece, por exemplo, a altura, o tempo, a distância, a aceleração etc. Nesses casos, eu sempre anoto esses dados e procuro soluções que não me tomem muito tempo (esse é o único esboço mental que eu faço). Em física eu costumo fazer alguns desenhos esquemáticos para eu não me esquecer do que eu tenho que fazer e para não ter que ler o enunciado novamente. Enfim, espero ter respondido o que você queria, do contrário é só perguntar.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Convidado Seg 22 Out - 20:09

Elcioschin escreveu:John Carter

Preciso saber qual é a definição de questão nível 3, para poder responder. Dê exemplos.

Questões nível 3 seriam aquelas que são menos acertadas no Enem.

Ex. de questão desse nível:

Um carro solar é um veículo que utiliza apenas a energia solar para a sua locomoção. Tipicamente, o carro contém um painel fotovoltaico que converte a energia do Sol em energia elétrica que, por sua vez, alimenta um motor elétrico. A imagem mostra o carro solar Tokai Challenger, desenvolvido na Universidade de Tokai, no Japão, e que venceu o World Solar Challenger de 2009, uma corrida internacional de carros solares, tendo atingido uma velocidade média acima de 100 km/h. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Considere uma região plana onde a insolação (energia solar por unidade de tempo e de área que chega à superfície da Terra) seja 1000 W/m², que o carro solar possua massa de de 200 kg e seja construído de forma que o painel fotovoltaico em seu topo tenha uma área de 9,0 m² e rendimento de 30%.

Desprezando as forças de resistência do ar, o tempo que esse carro solar levaria, a partir do repouso, para atingir a velocidade de 108 km/h é um valor mais próximo de

a) 1,0 s.

b) 4,0 s.

c) 10 s.

d) 33 s.

e) 300 s.

Obs.: não precisa responder. 

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Seg 22 Out - 20:23

Giovana Martins escreveu:Vamos supor que uma questão de nível 3 seja uma questão nível ITA. Honestamente, eu não sou muito rápida para resolver questões, a não ser que sejam questões teóricas. Em questões práticas geralmente eu anoto os itens. Sei lá, vamos supor que eu vá resolver uma questão hipotética e a mesma me fornece, por exemplo, a altura, o tempo, a distância, a aceleração etc. Nesses casos, eu sempre anoto esses dados e procuro soluções que não me tomem muito tempo (esse é o único esboço mental que eu faço). Em física eu costumo fazer alguns desenhos esquemáticos para eu não me esquecer do que eu tenho que fazer e para não ter que ler o enunciado novamente. Enfim, espero ter respondido o que você queria, do contrário é só perguntar.

Obrigado pela resposta, Giovana

Outra dúvida: Vc já organizou e anotou em tópicos os seus pensamentos - passo a passo - com intuito de se orientar na hora de resolver alguma questão de Matemática? Antes mesmo de resolver o problema?  

Ex.:

- Primeiro faço isso

- Depois aquilo

- Utilizo tal fórmula 

- Só substituí isso e pronto, chego a resposta

Aí a partir desse esboço tentar solucionar com lápis na mão realmente a questão.

Última edição por John Carter em Seg 22 Out - 21:15, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Deixar a pergunta mais clara)

Convidado
Convidado

Mensagem por fantecele Seg 22 Out - 20:26

Então, uma coisa que eu fiz muito e que me ajudou bastante foi treinar resolução de questões mentalmente. Eu geralmente antes de ir dormir pegava uma prova de primeira fase da OBM e ficava tentando resolver de cabeça e nisso e fui pegando o jeito e sempre buscando aumentar a dificuldade das questões, dai quando eu vou resolver uma questão mentalmente é como se eu tivesse fazendo num papel mesmo, tem uma área para os dados que o exercício dá e aqueles que eu encontro no meio da resolução e tem a área para o rascunho, é só manter a concentração que sai de boa a questão, ai dependendo da questão da pra resolver mentalmente mesmo, geralmente eu tento resolver as questões tudo mentalmente (por que tenho preguiça de pegar meu caderno kkkk), mas se eu ver que vai demandar muitos passos eu vou para o papel mesmo.
Varia muito do que você considera "nível 3", eu acho que o que atrapalharia na hora de resolver mentalmente seria o "tamanho da resolução" e não a dificuldade dela em si, por que se ela for difícil mas de para resolver rapidamente sai bem de boa, mas se ela for, por exemplo, de um nível intermediário, porém com muitos passos, ai ficaria mais complicado não se perder no meio do caminho.

Vi que você deu exemplo de questão de nível 3, na hora da prova, dependendo da questão, eu acho que não seria muito bom você tentar fazer de cabeça, por que você pode se perder todo e vai acabar perdendo um tempo precioso, ai seria melhor você tentar fazer no papel mesmo, mas se você não tiver no meio da prova ai depende muito de você, se quiser tentar resolver mentalmente bom, se não bom também, quem sabe, vai depender do que você almeja.

Espero que eu tenha ajudado  Razz .

fantecele
Fera
Fera

Mensagem por Elcioschin Seg 22 Out - 20:40

Seguindo as dicas da Giovana:

Densidade superficial de potência:  ρ = 1 000 W/m²
Área: S = 9 m²
Rendimento: η = 30 % ---> η = 0,3

Planejamento óbvio: devemos calcular a potência térmica total do painel: P = ρ.S ---> P = 9 000 W

Potência útil transformada em potência elétrica: Pu = 9 000.0,3 ---> Pu = 2 700 W

V = 108 km/h ---> V = 30 m/s (cuidado: unidades no SI padrão)

Energia cinética total adquirida: E = (1/2).m.V² ---> E = (1/2).200.30² ---> E = 90 000 J

Pu = E/t ---> t = 90 000/2 700 ---> t ~= 33,3 s
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Convidado Seg 22 Out - 21:01

fantecele88 escreveu:Então, uma coisa que eu fiz muito e que me ajudou bastante foi treinar resolução de questões mentalmente. Eu geralmente antes de ir dormir pegava uma prova de primeira fase da OBM e ficava tentando resolver de cabeça e nisso e fui pegando o jeito e sempre buscando aumentar a dificuldade das questões, dai quando eu vou resolver uma questão mentalmente é como se eu tivesse fazendo num papel mesmo, tem uma área para os dados que o exercício dá e aqueles que eu encontro no meio da resolução e tem a área para o rascunho, é só manter a concentração que sai de boa a questão, ai dependendo da questão da pra resolver mentalmente mesmo, geralmente eu tento resolver as questões tudo mentalmente (por que tenho preguiça de pegar meu caderno kkkk), mas se eu ver que vai demandar muitos passos eu vou para o papel mesmo.
Varia muito do que você considera "nível 3", eu acho que o que atrapalharia na hora de resolver mentalmente seria o "tamanho da resolução" e não a dificuldade dela em si, por que se ela for difícil mas de para resolver rapidamente sai bem de boa, mas se ela for, por exemplo, de um nível intermediário, porém com muitos passos, ai ficaria mais complicado não se perder no meio do caminho.

Vi que você deu exemplo de questão de nível 3, na hora da prova, dependendo da questão, eu acho que não seria muito bom você tentar fazer de cabeça, por que você pode se perder todo e vai acabar perdendo um tempo precioso, ai seria melhor você tentar fazer no papel mesmo, mas se você não tiver no meio da prova ai depende muito de você, se quiser tentar resolver mentalmente bom, se não bom também, quem sabe, vai depender do que você almeja.

Espero que eu tenha ajudado  Razz .

"Então, uma coisa que eu fiz muito e que me ajudou bastante foi treinar resolução de questões mentalmente. Eu geralmente antes de ir dormir pegava uma prova de primeira fase da OBM e ficava tentando resolver de cabeça e nisso e fui pegando o jeito e sempre buscando aumentar a dificuldade das questões, dai quando eu vou resolver uma questão mentalmente é como se eu tivesse fazendo num papel mesmo,(...)". - Fantecele88

Obrigado pelo comentário e por essa incrível dica, Fantecele88.  

Lembro-me de uma vez que um certo membro desse fórum - cujo nome já esqueci - disse que o grande inventor do século XIX, Nikola Tesla, respondia vários problemas difíceis de Física mentalmente. Daí fiquei com isso encucado na minha cabeça pensando: Como isso é possível?! rsrs... Mas agora com seu depoimento vejo que é apenas uma questão de treino e técnica.

Mais uma vez, agradeço pela atenção e pelo seu comentário esclarecedor.  Smile

Convidado
Convidado

Mensagem por fantecele Seg 22 Out - 21:28

Tesla é Tesla né kkkk, geralmente na maioria das coisas é sempre muito treino, tipo resolver rapidamente as questões, tem que sempre ir treinando e buscar se aperfeiçoar cada vez mais.

Fico feliz que tenho ajudado, qualquer coisa é só falar.

fantecele
Fera
Fera

Mensagem por Thálisson C Seg 22 Out - 22:06

Olá! 

No meu caso eu nunca tive essa preocupação de tentar resolver questões de cabeça, prefiro colocar meu raciocínio em um papel, principalmente se questão tiver muitas contas. Aqui no fórum pra resolver questões por exemplo eu costumo resolver a questão enquanto vou digitando a resposta mesmo, acho que tentar fazer de cabeça só iria me fazer gastar mais tempo, kk  Razz

Monitor
Monitor

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo