PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciências humanas - Enem 2017

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por VesTeles Sex 12 Out 2018, 08:55

TEXTO I
Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.
FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).

TEXTO II
A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a

a) discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.
b) invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.
c) formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.
d) definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.
e) criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

Gabarito:


Última edição por VesTeles em Sáb 13 Out 2018, 16:59, editado 1 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por RenanMD Sex 12 Out 2018, 09:08

Vou ser bem direto e simples.

Os dois textos falam a respeito da instituição de leis que desagregaram o poder das aristocracias antigas. O primeiro fala a respeito das leis de Solon que proibiu a escravidão por dividas e instituiu um tipo de reforma agraria. O segundo fala do direito romano, antes das leis escritas os poderosos podiam fazer qualquer coisa (a lei era o que eles falavam), como elas foram escritas o povo teria mais chance de ter julgamentos justos, assim o poder dos aristocratas também foi diminuído.

RenanMD
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 27
Localização : Monte Mor-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por VesTeles Sex 12 Out 2018, 11:55

Esse foi o meu pensamento, por isso eu marquei a alternativa B. Ao meu ver as alternativas B e E estão confusas quando comparadas, pois eu concordo que houve a diminuição das desigualdades de tratamento e também concordo que os códigos jurídicos desarticularam as aristocracias.

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por RenanMD Sex 12 Out 2018, 12:04

Mas em relação a diminuir as desigualdades você está equivocado, os aristocratas continuaram oprimindo o povo da mesma forma. Basta observar que mesmo com as leis escritas os plebeus não tinham os mesmo direitos que os "chefes", ainda quando conseguiram entrar na politica com um console plebeu, a exemplo: Caio e Tiberio Graco "Os irmãos Graco", continuaram sendo seres oprimidos quase que escravos do império.

RenanMD
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 27
Localização : Monte Mor-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por VesTeles Sex 12 Out 2018, 12:20

Então, o gabarito do oficial diz "e) criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.".

Obrigado pelos comentários, vi que me equivoquei em falar que diminuiu as desigualdades (o que faz sentido pela sua justificativa), mas o Enem disse que a correta é a E.

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por RenanMD Sáb 13 Out 2018, 07:27

Peço perdão, creio que me equivoquei, embora a minha justificativa esteja coerente, relendo a questão percebi que o mais correto seria a (E), pois as aristocracias perderam apenas o poder de arbitrariedade, mas não foram desarticuladas (enfraquecidas). logo, a mais coerente e a resposta do gabarito mesmo. Perdão pelo equivoco. Hoje cedo eu reli e vi isso.

RenanMD
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 27
Localização : Monte Mor-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ciências humanas - Enem 2017

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos