Hist do Brasil- Abertura dos portos 1808

Ir em baixo

Resolvido Hist do Brasil- Abertura dos portos 1808

Mensagem por Liliana Rodrigues em Ter 09 Out 2018, 16:45

Que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazenda e mercadorias transportadas, ou em navios estrangeiros das Potências, que se conservam em paz e harmonia com a minha leal Coroa, ou em navios de meus vassalos [...]. Que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros possam exportar para os Portos, que bem lhes parecer a benefício do comércio e agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais, à exceção do Pau-Brasil, ou outros notoriamente estancados.
(Príncipe-Regente D. João [“Carta Régia”] apud Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso S. de Albuquerque. Independência ou morte, 1991.)

A Carta Régia, assinada por D. João em janeiro de 1808, estabelece a abertura dos portos do Brasil

(A) aos países amigos de Portugal, encerrando a empresa colonial e promovendo o Brasil à categoria de Reino Unido.

(B) aos países amigos de Portugal, eliminando o mecanismo que limitava o comércio da colônia às relações com sua metrópole.

(C) a todos os países europeus e latino-americanos, impedindo o avanço dos interesses norte-americanos na colônia.

(D) a todos os países europeus e latino-americanos, estimulando a inserção direta da colônia no mercado capitalista internacional.

(E) aos países amigos de Portugal, sucumbindo à pressão francesa pelo acesso à produção brasileira de açúcar.

Fiquei em dúvida entre a (B) e a (A), mas considerei a (B) errada por ela trazer que houve a eliminação das limitações de comércio que antes era relacionado apenas à metrópole, pois como a própria alternativa traz, essa abertura foi aos "países amigos" de Portugal, então, ainda estava sobre o jugo dos interesses da metrópole. Então por que ela está correta???
E qual o erro da (A)???

Obrigada (=

Última edição por Liliana Rodrigues em Ter 09 Out 2018, 19:00, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Resolvido Re: Hist do Brasil- Abertura dos portos 1808

Mensagem por Legendcross em Ter 09 Out 2018, 17:02

A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido foi feita em 1815, e não na Carta Régia, por isso a letra A está incorreta. Na letra B, a alternativa diz que a Carta Régia eliminou o mecanismo de que o Brasil só poderia ter relações comerciais com Portugal. Então, o Brasil passa a ter relações comerciais com países amigos de Portugal também.

Legendcross
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: