PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PH vunesp

3 participantes

Ir para baixo

PH vunesp Empty PH vunesp

Mensagem por Medbulando Qui Set 27 2018, 09:23

A adubação química é uma das técnicas responsáveis pela acidificação dos solos e aumento de sua condutividade elétrica. Algumas substâncias presentes nos adubos podem: sofrer hidrólise e aumentar a acidez do solo; sofrer apenas dissociação e aumentar a concentração de íons no solo; ou sofrer somente dissolução na solução do solo. A tabela apresenta três amostras de solos e seus respectivos valores de pH.


pH do Solo A 6,0 
                B 5,5 
                C 5,0




Considere três fontes de nitrogênio para adubação: ureia, CO(NH2)2; nitrato de amônio, NH4NO3; e nitrato de potássio, KNO3. 


a) Qual das três amostras de solos apresenta maior acidez? Calcule a relação entre as concentrações, em mol/L, de íons H+ presentes nas amostras de solos A e C.


 b) Qual das fontes de nitrogênio deve ser utilizada na adubação para evitar o aumento da concentração de íons do solo? Escreva a equação da hidrólise da fonte de nitrogênio responsável por diminuir o pH do solo.




Alguem gentilmente poderia resolver essa questão?

a)eu acho que na letra A é o nitrato de amonio o mais acidos, pois é o que apresenta mais H+ e tem por vir de um acido forte, acido nitrico

na minha opiniao a concentração de A é 10^-6 e B 10^-5 pode usar a formula de ph, mas não sei se é isso que o examinador quer

b)usaria a ureia, pois veem de um acido fraco da familia 3A

Medbulando
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/05/2018
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

PH vunesp Empty Re: PH vunesp

Mensagem por saulvictor1 Qui Set 27 2018, 09:46

Bom dia, teremos:
a) Eu achei que era pra dizer qual dos solos (A,B e C) era o mais ácido, se for assim é o que tem o menor pH, pois quanto maior a acidez de uma solução, maior será a concentração de H+ e menor será o pH. Se for entre os solos (A,B e C) será o C, que tem pH 5,00. Se for entre as 3 substâncias que você botou será o NH4NO3 mesmo; explicação é a mesma que você deu.

Para o cálculo da concentração temos:
pH= -log[H+]

Para o solo A:
6 = -log[H+] -->  [H+] = 10^-6

Para o solo C:
5 = -log [H+] --> [H+] = 10^-5

É exatamente da forma que você falou.

B) Vai ser a ureia mesmo, do jeito que você disse e a equação de hidrólise(no caso da ureia é chamada de urease) dela será:

CO(NH2)2 + H2O --> 2NH3 + CO2

saulvictor1
Padawan
Padawan

Mensagens : 60
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 24
Localização : Fortaleza-Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

PH vunesp Empty Re: PH vunesp

Mensagem por Medbulando Qui Set 27 2018, 11:47

OBRIGADOOO !!


eu esqueci de falar que era amostra mais acida era o solo C KKKKK   cheers. Além disso, valeu pode fazer a hidrólise, eu não sabia que era só reagir com a agua e, assim, adquirir a NH3 e CO2. 

ABRAÇOOO

Medbulando
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/05/2018
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

PH vunesp Empty Re: PH vunesp

Mensagem por magcamile Qui Set 27 2018, 13:19



Considere três fontes de nitrogênio para adubação: ureia, CO(NH2)2; nitrato de amônio, NH4NO3; e nitrato de potássio, KNO3. 


 b) Qual das fontes de nitrogênio deve ser utilizada na adubação para evitar o aumento da concentração de íons do solo? Escreva a equação da hidrólise da fonte de nitrogênio responsável por diminuir o pH do solo.



você tem o gabarito?


Porque minhas respostas divergiram das suas e do colega acima no item b  affraid


Eu responderia o seguinte:
Qual das fontes de nitrogênio deve ser utilizada na adubação para evitar o aumento da concentração de íons do solo?  Nitrato de potássio (KNO3) pois é um sal neutro formado de base forte e ácido forte , assim não sofre hidrólise,  então não dissocia... mantendo as concentrações da solução.


(Eu não sei afirmar nada sobre a uréia, pois ela é uma amida... sei que tem caráter anfótero mas não sei como atuaria.)

 Escreva a equação da hidrólise da fonte de nitrogênio responsável por diminuir o pH do solo.
A fonte de Nitrogênio que diminui o PH é aquela que deixa o solo mais ácido. O que se relaciona com o item a.
O que irá diminuir o pH será o nitrato de amônio, NH4NO3, pois é um sal que deixa a solução ácida (veio de ácido forte e base fraca)

A reação de hidrolise seria

NH4NO3 + H20 --> NH4+  +   NO3-

NH4+ + H2O  --> NH4OH + H+
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

PH vunesp Empty Re: PH vunesp

Mensagem por saulvictor1 Qui Set 27 2018, 16:04

Magcamile, muito obrigado. A sua resposta faz mais sentido mesmo. Agora que eu vi que a segunda pergunta do item b é pra escrever a reação da hidrolise para a substância que diminui o pH do solo, nessa eu me confundi completamente, achei que era a reacão de hidrólise para a substância pedida na primeira pergunta do item b, que eu e o Medbulando também erramos. Muito obrigado pela resposta, acho que ela deve estar correta.

saulvictor1
Padawan
Padawan

Mensagens : 60
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 24
Localização : Fortaleza-Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

PH vunesp Empty Re: PH vunesp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos