Música referente ao período da ditadura militar

Ir em baixo

Música referente ao período da ditadura militar

Mensagem por Liliana Rodrigues em Qua 26 Set 2018, 16:33

“As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil [...]”

Dom & Ravel. “Eu te amo, meu Brasil”. Disco: Eu te amo, meu Brasil. Rio de Janeiro: RCA Victor, 1970.

A ditadura civil-militar, instalada no Brasil em 1964, valeu-se de alguns artistas e de sua produção musical como instrumentos de propaganda do regime. A letra da música, gravada por uma banda de muito sucesso à época (Os Incríveis), faz referência a um país do/da:
a) milagre econômico.
b) Tropicalismo.
c) Bossa Nova.
d) democracia.
e) catolicismo.

Bossa Nova: era o ritmo dos jovens de classe média da zona sul do Rio de Janeiro. As composições bossa-novistas eram influenciadas pelo samba e pelo jazz originário dos EUA. Suas letras eram leves, românticas, e falavam da praia, do sol e das mulheres cariocas.

Então por que não pode ser a c)?????

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Re: Música referente ao período da ditadura militar

Mensagem por Pedro Celso Silva em Qua 03 Out 2018, 00:50

Essa letra é ufanista. Pretende valorizar o país
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagem por GleiceKelly em Qua 03 Out 2018, 02:15

Boa noite!

Se você observar bem a legenda, tem-se a indicação do ano de 1970 como ano de divulgação da música. O presidente militar desse período tratava-se de Médici: considerado o mais linha dura e radical dentre os militares... Foi no governo dele, também, que ocorreu o chamado "milagre brasileiro", no qual a economia brasileira crescia 10% ao ano às custas de empréstimos de cunho estrangeiro. Perceba que nessa mesma época estava para explodira primeira crise do Petróleo... E mesmo assim os militares continuaram nesse ritmo ousado de crescimento, com pagamento de juros e busca por mais empréstimos. Estando o cenário econômico mundial em crise devido a Guerra do Yom Kippur, os empréstimos acabaram... E a década de 80 é considerada a década perdida, na qual as dívidas convergiam com a estagnação econômica do país.

Todo esse resumo foi para que entendêssemos o seguinte: esse cenário de crescimento exacerbado criou um sentimento ufanista nas pessoas, inclusive nas artes, tudo isso incitado pelos militares, através das propagandas e do incentivo à produção musical que mostrasse essa realidade ao povo, indicando que a letra a é a melhor resposta.

Não se trata de uma referência ao estilo musical, mas sim ao retrato da realidade da época, é uma canção feita mediante a situação do país.

Espero que tenha ficado claro.

Abraço! Smile
GleiceKelly
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: