PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissertativas - Propagação de Calor

Ir para baixo

Dissertativas - Propagação de Calor Empty Dissertativas - Propagação de Calor

Mensagem por GranTorino Sáb 22 Set 2018, 11:01

1 - Uma pessoa caminhando descalça no interior de uma casa nota que o piso ladrilhado é mais frio que o piso de madeira . Explique por que isso acontece.

Resposta da apostila: Pelo fato de as condutividades térmicas serem diferentes.

Minha tentativa de respondê-la: Pois o piso ladrilhado possui uma condutibilidade térmica superior à da madeira. Logo, o material desse piso absorve maior energia e, portanto, tem-se a sensação de que este é mais frio do que o piso lígneo.


2 - Sabe-se que a temperatura do café se mantém razoavelmente constante no interior de uma garrafa térmica perfeitamente velada.

Qual o principal fator responsável por esse bom isolamento térmico?

Resposta da apostila: No vácuo, não existe convecção nem condução.

Minha tentativa de respondê-la: O principal fator responsável pelo bom isolamento térmico está atrelado aos mecanismo de conservação de energia próprios do objeto. Tais mecanismos são a presença de vácuo entre suas duas paredes, a tampa da garrafa e o espelhamento duplo existente em suas paredes internas. Assim, garante-se a conservação térmica.

OBS ao Staffer: Olá! Desculpe-me caso esteja infringindo alguma regra do fórum ao postar tópicos com mais de uma pergunta. No entanto, faço isso para que o fórum não fique floodado com questões curtas. Mas pode repreender, caso seja necessário.

Grato!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos