PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Desvalorização do Real frente ao Dólar

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido A Desvalorização do Real frente ao Dólar

Mensagem por GranTorino Sex 07 Set 2018, 23:44

Olá! 

Ao procurarmos entender como se deu o milagre econômico do Japão, notamos que um dos principais fatores para esse ocorrido foi o da grande desvalorização do iene frente ao dólar. Então, quando o professor fala que o setor agrário do Brasil está lucrando muito, é por conta da desvalorização do real frente ao dólar? E por que essa depreciação não está sendo boa para o país como um todo?

Pergunto isso porque (sou noob em economia ;-; ) esse fato deveria ser bom para o país, pois além de ficar impossibilitado de importar, possibilitaria aos produtos brasileiros alta competitividade no mercado internacional. Além disso, obrigaria o Brasil a se industrializar, modernizar, tecnologizar.

Grato por um comentário!


Última edição por GranTorino em Sáb 08 Set 2018, 15:36, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: A Desvalorização do Real frente ao Dólar

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 08 Set 2018, 15:13

Significa que,apenas estão comprando mais nossos produtos. Não quer dizer melhoria. Os produtos agrários europeus são altamente subsidiados,para manter àquela população no campo. Os produtos agrários europeus recebem altíssimos investimentos dos seus países. Eles são altamente qualificados e dispõe de altíssima tecnologia e mecanização. Produz-se mais,não usa-se agrotóxicos e em melhor qualidade.
Aqui nem tanto. Além disso,lá,com a União Europeia,os países não tem tarifas alfandegárias entre si. Não tendo,fica mais barato os 28 países do bloco europeu comprarem e venderem produtos de lá. E assim, produtos brasileiros chegam mais caros,e poucos compram. EUA a mesma coisa.
Não é tão bom pro Brasil,porque o Brasil não fez igual o Japão. O Japão,é um país que não tem matérias-primas,espaço restrito,inúmeras catástrofes naturais:terremoto,tsunami,maremoto. Teve projeto de país,com altíssima industrialização. Desde Era Meiji até 1945,e de 1945 até hoje Para ganhar o mundo,desvalorizou o iene. Iene custa o mesmo que o Real. Investiu tudo o que tinha em educação pública,japoneses ficaram altamente qualificados e escolarizados. Conseguiram desenvolver tecnologia. Muita tecnologia,e tecnologia inovadora. Fizeram a Terceira Revolução Industrial. Trocaram a balança comercial. Ao invés de ficar vendendo bicicletas,arroz e peixe,passaram a vender produtos de maior valor agregado.
Venderam para o mundo,produtos de sua Revolução. Carros. Carros de alta qualidade. Os carros japoneses são conhecidos pela durabilidade,resistência e confiabilidade. Têm alta tecnologia e refinamentos mecânicos. Toyota,Honda,Mistubishi,Nissan,Subaru. Os carros,tecnológicos e equipados,se em iene,custavam pouco,em dólar, menos ainda. Ganharam o mercado americano. Custavam bem menos que os carros estadunidenses (e nacionais,aqui no Brasil também fazem sucesso), e ainda eram mais equipados,tecnológicos,confiáveis e resistentes.
Não satisfeitos,alteraram a cadeia produtiva inteira. Ao invés de fazer salgadinho de queijo, extraindo o queijo,os altos investimentos em pesquisa científica,levaram eles a descobrir a Engenharia Genética. Bastava alterar o DNA,os genes do biscoito,que conseguia fazer o salgado colorido e aromatizado artificialmente com sabor queijo.
Além disso,fizeram robôs. Fizeram microchips e microprocessadores em computadores. Conseguiram também mudar a indústria mundial,com o toyotismo. Limitado pela ausência de matérias primas,eles buscavam poupar e promover o máximo de eficiência da cadeia produtiva. Por exemplo? Se o cliente só compra carro preto,branco,prata e cinza, pra quê ter vermelho, azul no catálogo? Desperdício! Corta. Just in time,sustentabilidade e afins.
E agora,entrou-se em um novo estágio. Para diminuir a dependência do Oriente Médio,que é o único continente do mundo que o Japão tem uma balança comercial negativa,porque importa muito petróleo e eles,pouco compram os carros,o Japão criou o carro híbrido em 1997,e em 2014,o carro movido a hidrogênio. Em 2012,criou o carro elétrico.
Tudo isto,pro Japão compensa. O revés,é que ele compra minérios,matérias-primas,commodities alimentos do Brasil e lá é caro,porque a moeda foi desvalorizada. É caro,para eles é caro,fica caro. Mas compensa. O dinheiro que eles ganham vendendo carro compensa o dinheiro que eles gastam comprando frutas,produtos de baixo valor agregado,e portanto,baixo valor.
Enquanto o Brasil exporta matérias primas,commodities,produtos de baixo valor agregado para o mundo e compra artigos de alto valor agregado.O saldo é negativo. E já sabe que a educação é sucateada,a indústria é fraca,pouca tecnologia,pouca modernidade. Pouca tecnologia própria, alta dependência externa de tecnologia, e pior,a economia é grande pelo consumo em massa, e não pela produção em massa.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos