Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MHS - Ângulo de fase

Ir para baixo

MHS - Ângulo de fase Empty MHS - Ângulo de fase

Mensagem por PedroX Dom 02 Set 2018, 01:56

Publicado originalmente pelo Euclides numa página extra.

Este artigo pretende ajudar os muitos estudantes que têm dúvidas sobre a natureza e o significado do ângulo que é chamado de "fase inicial" do MHS.

1. O significado físico do ângulo de fase

Em outro artigo (Molas e MHS) já vimos que um MHS pode ser compreendido como a projeção de um MCU sobre um diâmetro da trajetória, como ilustra a figura:

MHS - Ângulo de fase MHS

o ponto vermelho perfaz um movimento circular e uniforme e o ponto preto é a sua projeção sobre um diâmetro horizontal. Um diâmetro vertical também pode ser usado, mudando apenas a função trigonométrica.

A próxima figura acrescenta elementos próprios dessa visão
MHS - Ângulo de fase MHS_proj

o diâmetro horizontal é um eixo orientado da esquerda para a direita com origem no centro da circunferência, cujo raio caracteriza a amplitude do MHS. O ângulo MHS - Ângulo de fase Gif e o raio da circunferência funcionam como coordenadas polares da posição do móvel em MCU. A projeção vertical dessa posição revela a localização do móvel em MHS.

Um móvel que parte do ponto de amplitude positiva +A em t=0 realiza um MHS projetado com a equação

MHS - Ângulo de fase Gif

observe-se que o sinal do cosseno indica o sinal da elongação (posição no eixo horizontal) e que cossenos entre 0 e pi denotam um deslocamento para a esquerda e cossenos entre pi e 2pi denotam um deslocamento para a direita. Todo o tratamento angular no MHS deve ser feito em radianos.

Observemos agora que, na equação acima, para t=0, MHS - Ângulo de fase Gif e o móvel se encontra na posição em que a sua elongação é +A. Entretando, como é comum na cinemática, o instante t=0 pode ser qualquer um em que se comece a observar o movimento. Se, tomando a fig. 2 como referência visual, o instante t=0 for o retratado na figura teremos uma posição inicial angular definida pelo ângulo θ. Essa posição angular inicial recebe o nome de fase inicial. A nossa equação (1) deverá então ter a forma MHS - Ângulo de fase Gif

2. O significado trigonométrico do ângulo de fase

Quando uma função qualquer f(x) é transformada em f(x+k), sendo k uma constante isso representa uma translação de seu gráfico para a esquerda:

MHS - Ângulo de fase Im3

portanto em t=0 temos

MHS - Ângulo de fase Gif

que será uma das maneiras de se calcular a fase inicial de um MHS do qual se conheça a elongação para t=0. Abaixo o gráfico típico da elongação de um MHS em função do tempo:

MHS - Ângulo de fase Im3
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 995
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 26
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos