Vetor força magnética
2 participantes
Página 1 de 1
Vetor força magnética
Uma carga elétrica puntiforme, de carga Q e massa m, com uma velocidade inicial V0 , paralela ao eixo x e na direção positiva, atinge uma região do espaço onde existem um campo elétrico e um campo magnético uniforme. O campo elétrico é paralelo ao eixo y e aponta no sentido negativo e o campo magnético é paralelo ao eixo z e aponta no sentido negativo. Considerando que o meio onde a partícula se movimenta é o vácuo e desprezando a força peso, assinale o que for correto.
04) O vetor força magnética atuando sobre a partícula depende apenas do valor da carga e dos módulos da velocidade e do campo magnético. (F)
A minha dúvida é a seguinte: essa afirmativa só é falsa porque a fórmula da força magnética depende também do seno do ângulo θ entre a direção da carga e o campo magnético?
04) O vetor força magnética atuando sobre a partícula depende apenas do valor da carga e dos módulos da velocidade e do campo magnético. (F)
A minha dúvida é a seguinte: essa afirmativa só é falsa porque a fórmula da força magnética depende também do seno do ângulo θ entre a direção da carga e o campo magnético?
Última edição por ddmr0123 em Sex 31 Ago 2018, 15:43, editado 1 vez(es)
dd0123- Estrela Dourada
Re: Vetor força magnética
Acho que não. No caso da questão, especificamente, Fm=q.v.B (independe de sen θ). O problema é que essa fórmula nos dá apenas o módulo da força magnética. Um vetor tem módulo, direção e sentido. Logo, o vetor força magnética dependerá não somente do "valor da carga e dos módulos da velocidade e do campo magnético", mas também da direção e sentido do campo magnético e da velocidade.
Victor011- Fera