PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Precessão - Altera em quê?

2 participantes

Ir para baixo

Precessão - Altera em quê? Empty Precessão - Altera em quê?

Mensagem por GranTorino Qui 30 Ago 2018, 12:43

Com o fenômeno da precessão, a gente pode afirmar que, em um futuro distante, o verão será iniciado em junho, no hemisfério Sul, por exemplo? 

Muito obrigado por sua existência!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precessão - Altera em quê? Empty Re: Precessão - Altera em quê?

Mensagem por paulinoStarkiller Dom 02 Set 2018, 00:52

A precessão faz com o que o encontro dos raios luminosos incidentes perpendiculares à linha do Equador pareça chegar antes do que aconteceu no ano anterior(precedere = chegar antes), portanto calcula-se que em 12000 anos ocorra, realmente, a inversão das estações e o solstício de verão no hemisfério sul ocorra em junho.

Só um ressalva: a precessão foi brilhantemente comprovada por Hiparco de Niceia no século II a.C., então acho que não é "Física Moderna", mas como não sei se tem a categoria "Astronomia" no fórum, creio que seja o melhor lugar para botar sua questão. Abraços  Very Happy
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Precessão - Altera em quê? Empty Re: Precessão - Altera em quê?

Mensagem por GranTorino Dom 02 Set 2018, 01:10

paulinoStarkiller escreveu:A precessão faz com o que o encontro dos raios luminosos incidentes perpendiculares à linha do Equador pareça chegar antes do que aconteceu no ano anterior(precedere = chegar antes), portanto calcula-se que em 12000 anos ocorra, realmente, a inversão das estações e o solstício de verão no hemisfério sul ocorra em junho.

Só um ressalva: a precessão foi brilhantemente comprovada por Hiparco de Niceia no século II a.C., então acho que não é "Física Moderna", mas como não sei se tem a categoria "Astronomia" no fórum, creio que seja o melhor lugar para botar sua questão. Abraços  Very Happy
Em primeiro lugar muito obrigado. Além disso, não sei se todo mundo chega à mesma conclusão, já que, em outros sites, vi pessoas que confirmavam e outras as quais diziam que isso era impossível. Entretanto, acho que a inversão realmente ocorre, porque se há esse fenômeno, um dia a Terra ficará com uma inclinação oposta da atual.

Mais uma vez, muito obrigado por sua ajuda importantíssima!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precessão - Altera em quê? Empty Re: Precessão - Altera em quê?

Mensagem por paulinoStarkiller Dom 02 Set 2018, 01:40

É realmente um tópico polêmico, porém embasei meu pensamento nas respostas dadas pela UFRGS, então creio que esteja correto.

Se quiser conferir os pensamentos da universidade sobre o assunto, recomendo ler: http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/solsticioetempo_respondida_htm/solsticioetempo_respondida.htm
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Mensagens : 241
Data de inscrição : 05/08/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Precessão - Altera em quê? Empty Re: Precessão - Altera em quê?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos