PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartografia

4 participantes

Ir para baixo

Cartografia Empty Cartografia

Mensagem por GuilhermePriori Qua 29 Ago 2018, 15:51

Considere o desenho esquemático a seguir, que apresenta dois morros situados ao sul do Trópico de Capricórnio com seus respectivos relevos, representados em curvas de nível. Considera-se que as vertentes dos morros que recebem maior quantidade de energia solar são mais quentes e secas. Em consequência, essas vertentes têm solos frequentemente mais rasos e horizontes menos desenvolvidos do que as vertentes menos expostas à luz do Sol.


Cartografia Sem_tz14

Sabendo-se que o Sol nasce no Oriente, pode-se afirmar que as vertentes dos morros que apresentam os solos mais profundos são as de números:
a) 1 e 3.
b) 1 e 4.
c) 2 e 3.
d) 2 e 4.
e) 3 e 4.


*Alguém poderia ajudar?*
GuilhermePriori
GuilhermePriori
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 130
Data de inscrição : 09/07/2018
Idade : 25
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 30 Ago 2018, 11:12

Letra A
1 e 3
Quando o mapa é assim concêntrico,as maiores altitudes são as mais altas mesmo. Quando fica bem no meio.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por dd0123 Qui 30 Ago 2018, 11:24

Pedro Celso Silva escreveu:Letra A
1 e 3
Quando o mapa é assim concêntrico,as maiores altitudes são as mais altas mesmo. Quando fica bem no meio.
Eu também achava ser essa, mas quando pesquisei o gabarito encontrei 3 e 4 . Aí fiquei sem entender, também preciso de ajuda nessa questão rs
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por GuilhermePriori Qui 30 Ago 2018, 23:21

Eu tô muito confuso. haha! Encontrei gabarito na letra D (solos 2 e 4 mais profundos).
Como você chegou na letra A? Não consegui entender.
GuilhermePriori
GuilhermePriori
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 130
Data de inscrição : 09/07/2018
Idade : 25
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 31 Ago 2018, 00:31

Está certo o gabarito.
Eu não vi direito. São 3 e 4 mesmo. A dica de cartografia,é você ve essa foto de cima pra baixo. Visto de cima. Ai,você vê do céu. Conforme a altitude que ele der,a parte de cima vale o quanto ele escreveu(por isso concêntrica).Como se fossem curvas de nível. O mais baixo,é plano é o que não é envolvido por nenhuma linha ou circunferencia nele

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por dd0123 Sex 31 Ago 2018, 00:48

Pedro Celso Silva escreveu:Está certo o gabarito.
Eu não vi direito. São 3 e 4 mesmo. A dica de cartografia,é você ve essa foto de cima pra baixo. Visto de cima. Ai,você vê do céu. Conforme a altitude que ele der,a parte de cima vale o quanto ele escreveu(por isso concêntrica).Como se fossem curvas de nível. O mais baixo,é plano é o que não é envolvido por nenhuma linha ou circunferencia nele
Não entendi. "O mais baixo,é plano é o que não é envolvido por nenhuma linha ou circunferência nele" nele o que? Qual a relação com as vertentes? Do céu eu vejo o quê? E qual é a diferença das vertentes? Pode me passar alguma referência, teoria ou imagem para elucidar?
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por dd0123 Sex 31 Ago 2018, 01:07

(clique para expandir)
Cartografia Sem_tt10
Esse desenho (mal feito) estaria errado? Foi assim que eu interpretei o exercício e não consigo encontrar uma solução, não sei para onde as setas das vertentes apontam. 
Observações sobre o desenho: cada V é uma vertente e V1 está atrás do morro. O sol passa por cima dos morros, como se o seu ápice estivesse no meio dos morros.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por dd0123 Sex 31 Ago 2018, 01:10

Acho que a resposta para esse exercício deve ter alguma relação com o trecho do enunciado que diz "ao sul do Trópico de Capricórnio"... Mas ainda assim não sei como resolver.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por GuilhermePriori Ter 04 Set 2018, 10:40

Eu também interpretei de modo análogo ao desenho, porém não respondi com grande exatidão.
Ainda não entendi muito bem o motivo das vertentes 3 e 4 receberem menos insolação.
GuilhermePriori
GuilhermePriori
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 130
Data de inscrição : 09/07/2018
Idade : 25
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Karinabraasil Qui 23 Abr 2020, 10:29

dd0123 escreveu:Acho que a resposta para esse exercício deve ter alguma relação com o trecho do enunciado que diz "ao sul do Trópico de Capricórnio"... Mas ainda assim não sei como resolver.

Creio que tenha sim! Visto que as casas ao Sul do Trópico de Capricórnio não recebem luz pelo Sul, se compararmos o morro com uma casa, entenderemos que as vertentes 2 e 4 não receberão tanta luz solar como as vertentes 1 e 3.

Essa lógica é a mesma pela qual dizemos que os apartamentos e casas ao Norte do trópico de Câncer não recebem luz pelo Norte e, por isso, são desvalorizados nessas regiões as residencias que são voltados para onde tem menos luz. Não sei se deu para compreender, mas creio que a lógica seja essa! 

Quanto ao porquê dessas questões que falei, aconselho vocês a observarem imagens que mostram os raios solares e os trópicos respectivos! Só consegui entender ao ler tais afirmações no meu livro e observar essas imagens sozinha.

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos