PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

El Niño

2 participantes

Ir para baixo

El Niño Empty El Niño

Mensagem por nudwu92 Qua 22 Ago 2018, 15:31

Já vai tarde. Ufa! Foi o verão mais quente dos últimos tempos - e também o mais chuvoso, pegajoso e calamitoso. Foi, não, está sendo. E é bem possível que não se despeça no equinócio de março, pois o verão no Brasil "não costuma acabar quando termina". O que vale dizer que ainda teremos muito calor pela frente. Mais 17 dias e, pronto: adeus inverno. No hemisfério norte. Para os que lá vivem, ele também já vai tarde. Brrr! Foi o inverno mais rigoroso e cruel dos últimos tempos. (...) O tempo piorou, em toda parte. E os meteorologistas advertem: o calor e o frio vão aumentar nas próximas décadas. Nos dois hemisférios.
(Adaptado de "Folha de S. Paulo", 03/03/1996) 

A mudança climática global de que trata a reportagem pode ser explicada, dentre outros, pelo seguinte comportamento: 

a) emissão de gases poluentes responsáveis pela maior retenção do calor irradiado pela superfície da Terra, ampliando a destruição da camada de ozônio.
b) intensificação do efeito estufa com a emissão de gases poluentes, destruindo a camada atmosférica responsável pela filtragem dos raios nocivos à vida na Terra. 
c) estabilização da circulação atmosférica pela retenção de ar frio em baixas altitudes e do ar quente em camadas mais elevadas, promovendo a inversão térmica. 
d) expansão do fenômeno El Niño, nos meses de final de ano, provocando um deslocamento da massa de água quente na costa americana do Pacífico para leste. 


Porque a d está correta e a A e B, erradas?

nudwu92
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 195
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 26
Localização : salvadorr

Ir para o topo Ir para baixo

El Niño Empty Re: El Niño

Mensagem por dd0123 Qua 22 Ago 2018, 15:54

De fato existem produtos danosos à camada de ozônio como os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs. Acredito que por isso ambas se anulam.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos