PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre o Rufino

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre o Rufino Empty Dúvida sobre o Rufino

Mensagem por MEU NOME É JOAO Seg 20 Ago 2018, 23:01

Não sei se estou fazendo a postagem no topico certo, então caso esteja errado peço perdao. 
Queria saber se dá para começar o estudo da matematica do ensino medio usando o rufino ao inves do fmE e aref. Visto que eu tenho uma boa base do ensino fundamental, digo já resolvi todas as provas do CN desde 1975, umas 10 provas da epcar e já fiz alguns livros do ensino fundamental. Porém quero começar o meu estudo para olimpiadas e para o ITA, porem estou em dúvida se pego o fmE ou o Rufino, tenho medo de progredir MT devagar com o fmE e fazer muitos exircexerc repetitivos. Entretanto, tenho medo de pegar o Rufino e ele ter uma teoria muito fraca e não ter exercícios básicos.

MEU NOME É JOAO
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/10/2017
Idade : 22
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Rufino Empty Re: Dúvida sobre o Rufino

Mensagem por Lemann Seg 27 Ago 2018, 18:18

MEU NOME É JOAO escreveu:Não sei se estou fazendo a postagem no topico certo, então caso esteja errado peço perdao. 
Queria saber se dá para começar o estudo da matematica do ensino medio usando o rufino ao inves do fmE e aref. Visto que eu tenho uma boa base do ensino fundamental, digo já resolvi todas as provas do CN desde 1975, umas 10 provas da epcar e já fiz alguns livros do ensino fundamental. Porém quero começar o meu estudo para olimpiadas e para o ITA, porem estou em dúvida se pego o fmE ou o Rufino, tenho medo de progredir MT devagar com o fmE e fazer muitos exircexerc repetitivos. Entretanto, tenho medo de pegar o Rufino e ele ter uma teoria muito fraca e não ter exercícios básicos.
João, é difficil dizer se estará preparado ou não, no inteiro talvez não, mas no inicio provavelmente sim, de qualquer modo, entra no rufino, e sente na propria pele. Se estiver difficil, mas consegue fazer, otimo, caso contrario, pode pegar FME ou Aref(e se não entender o porque das coisas, tambem pega fme/aref). E para não perder muito tempo, usa um livro só, se a difficuldade for em conjuntos/logaritmos considera Aref(mas o iezzi tambem funciona, e é mais barato se for comprar o livro), trigonometria(eu recomendaria fazer os dois), matriz/probabilidade pega iezzi, Geometria plana Iezzi e Morgado I(termina antes do teorema de tales no iezzi) e II, Geometria espacial Iezzi, Geometria Analitica/Numeros Complexos/Polinomios Aref, Limite e derivada Iezzi/Aref. (Você na hora vai saber que questões sao repetitivas, então nao se preoculpe, não estará perdendo tempo).

Outros livros legais são Morgado Combinatoria(incrivel, mas eu fui tentar entrar nele despreparado, e acabei gastando dias em so 3 paginas), Caio Guimaraes Matematica em nivel IME ITA (talvez considere tambem Morgado II), Topicos de Matematica(mas olha qual volume iria precisar), e assim vai, tem muitas otimas recomendações nesse forum se procurar, para preparar para olimpiada.

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 09/01/2018
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos