Doutrina Monroe

Ir em baixo

Doutrina Monroe

Mensagem por Liliana Rodrigues em Qui 16 Ago 2018, 16:30



Sobre o significado e os acontecimentos do período histórico representado na charge, é INCORRETO afirmar:

a) que as diretrizes da doutrina retratada na charge foram fixadas pelo presidente dos EUA, James Monroe, em 1823, no contexto da restauração monárquica na Europa e das tentativas da Espanha de recuperar o poder que perdia em suas colônias americanas.

b) que a doutrina retratada na charge afirmava que os EUA não permitiriam a recolonização da América recém-independente pelas potências europeias a partir de intervenções do Congresso de Viena.

c) que, neste contexto, os EUA defendiam o direito dos povos americanos à autodeterminação nacional, traduzido na frase “a América para os americanos”.

d) que, com a doutrina retratada na charge, declarou-se que os Estados Unidos não tinham nenhuma pretensão sobre as colônias ou dependências de quaisquer potências europeias.

e) que a doutrina retratada na charge foi o ponto mais alto de uma era que celebrou a força, a prosperidade econômica e a consolidação da independência dos Estados Unidos.

Jurava que a errada era a letra d). Os EUA não tinham pleno interesse no imperialismo sobre a América Central e Latina, seja por intervencionismo econômico, político ou militar? Daí "América para os americanos". Por que ela está correta, então? Já que nega esse interesse

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1985
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doutrina Monroe

Mensagem por Pedro Celso Silva em Qui 16 Ago 2018, 23:01

Eles tinham total interesse.
A França estava construindo o Canal do Panamá em 1903,mas ficaram sem dinheiro. Como a França estava mal e o Panamá era colônia da Colômbia. Os EUA fomentaram e financiaram a independência do Panamá. Apropriaram-se do Canal e terminaram a construção.
Por que?
Diminuir os custos da viagem para a Ásia,o Oriente,que antes era até Ushuaia (final da Argentina e Chile),medo do navio congelar na viagem,quebrar o gelo daquela Zona Polar. Atravessando pelo Canal do Panamá através da América Central diminuiria e muito os custos. Os EUA tinham interesse em comercializar com o Japão. Porque o Japão na época,tinha uma grande população e mercado consumidor. Mas ainda era feudal. Foi assim que os EUA forçaram o Japão a se abrir e comercializar com eles. Isso aconteceu e culminou com a Era Meiji em 1922,o começo da industrialização japonesa.
Comercializar com a China também.
Talvez realmente eles não tinham pretensão sobre as colônias. Mas tinha com os países já formados.
A B eu discordo. Porque países como Guiana,Suriname,tiveram a independência em 1973 e 1975 respectivamente... Então eles não impediram
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 374
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum