PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre simetria cp

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre simetria cp Empty Dúvida sobre simetria cp

Mensagem por VesTeles Sex 03 Ago 2018, 14:32

Eu estava vendo esse vídeo no youtube, Will We Ever Time Travel? Scientists Say ‘No’ Based on This New Discovery, quando me deu uma dúvida:

No vídeo, diz que possivelmente estamos errados quanto a simetria cp, e isso pode resultar em uma propriedade antissimétrica da matéria e da anti-matéria; e do passado e futuro. Então, isso pode explicar o por quê da matéria e da anti-matéria não terem se aniquilado totalmente após o big bang? Pois essa simetria poderia ter "ajudado" a formar, por exemplo, mais matéria do que anti-matéria. (citei a matéria apenas por uma questão de percepção, afinal nós olhamos para nós mesmo como se fossemos matéria).

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre simetria cp Empty Re: Dúvida sobre simetria cp

Mensagem por Unßer Seg 06 Ago 2018, 23:42

Cara, achei sua pergunta muito top! Isso pelo fato de que me introduziu um novo conceito à lógica pós-vestibulando, pois não é algo que se encontra em um vestibular comum, como o Enem...
Esse conceito de Simetria CP é algo brilhante para minha nova consciência que se forma diariamente no fórum
Mas o mais interessante foi unir um conhecimento do Ensino médio com um pressuposto da Física Universitária. Para isso, vamos compreender a fundo...
Por volta de 1928 um jovem chamado Paul Dirac propôs essa fórmula para comunidade cientifica:
Dúvida sobre simetria cp Db114bc3dc7141ebbc9c9571ae41ad1b3c4f180b
Basicamente, o que você precisa saber sobre ela é que Introduziu teoricamente o conceito de Antimatéria. Isso foi provado lá por meados de 1932 por um americano(Carl David Anderson) que conseguiu provar experimentalmente a existência dos Pósitrons. Mas ai você me pergunta, "viu, mas o tem haver pósitron com minha pergunta?"
De fato, o pósitron é o conceito do anti-elétron, eles possuem a mesma massa,porém rotação(spin) Down-> 1/2 e carga +1.
Dúvida sobre simetria cp 220px-CPdiagram
   Isso é genial, pois Dirac propôs uma nova revisão na teoria de Einstein, pois se toda matéria pode se transformar em energia e vice-versa, a antimatéria teria a mesma propriedade.
Sendo assim, E=(+ou-)Δm.c²

Portanto, toda matéria tem sua anti-matéria, filosoficamente, "o universo tende a se complementar de alguma forma, o vazio é completo pelo oposto".
    Isso sintetiza o pensamento da Simetria CP.
    Vale ressaltar que esse pensamento é limitado, por exemplo, até o momento só foi observado em apenas um sistema - Decaimentos do Kaon Neutro; chama-se,portanto, esse pressuposto de violação do CP segue link para aprofundar mais: UFRGS.

Agora, vamos sintetizar todos os pensamento e conduzir a uma única afirmação: 
"Quando a matéria e a antimatéria se encontram geram uma intensa explosão que transforma massa em energia. Acredita-se, hoje , que ambas existiam em quantidades iguais quando ocorreu o Big Bang, mas se destruíram. Por algum motivo, sobrou mais matéria – que se moldou e formou planetas, galáxias e estrelas." 
Isso explica o motivo da existência de maior quantidade de matéria, assim como na necessidade de ambas coexistirem- não aniquilação; para formar tudo aquilo que nossa vã consciência acredita existir... 

PS: Sou um pré-universitário qualquer, meu conhecimento é limitado ao Ensino Médio, espero ter ajudado-o , caso contrário, publique sua dúvida e na medida do possível tentarei de te ajudar.  Very Happy Very Happy
Unßer
Unßer
Padawan
Padawan

Mensagem por VesTeles Ter 07 Ago 2018, 07:03

Primeiramente obrigado!

Achei muito interessante a questão do Decaimento do Kaon Neutro, nesse site ele explica bem +/- o conceito, porém, sem a física/matemática do ensino superior: Violação da simetria CP.

Obrigado pela resposta! Observei que, talvez, não tenha de fato "criado" mais matéria do que antimatéria, e sim que uma decaiu e sobrou matéria "a mais". 

A física me impressiona!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo