PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UERN 2013) Interação gênica

2 participantes

Ir para baixo

(UERN 2013) Interação gênica Empty (UERN 2013) Interação gênica

Mensagem por dani_medrado Ter 31 Jul 2018, 15:47

A tabela apresenta duas situações isoladas, em que o mesmo genótipo para determinar a cor da pelagem de determinados animais pode apresentar dois fenótipos diferentes, pois são interações gênicas diferentes.
(UERN 2013) Interação gênica 3f7eab10
Após a análise da tabela, pode-se concluir que a ocorrência de interações gênicas é muito significativa, pois mostra que os fenótipos resultam de processos complexos envolvendo, muitas vezes, varios pares de genes. Diante do exposto, é correto afirmar que
a. o animal I apresenta uma interação epistática dominante, ou seja, um aleIo dominante impede o efeito de um aleIo de outro gene.
b. o fato do animal II possuir um gene inibidor dominante, não impede de se encontrar outro exemplo em que o mesmo gene seja recessivo.
c. os dois animais apresentam interações não epistáticas, em que a proporção 9 : 3 : 3 : 1 indica que agem dois pares de alelos, como ocorre no di-hibridismo clássico mendeliano.
d. o animal II apresenta uma interação não epistática, em que a presença de dois genes dominantes originam um fenótipo diferente dos fenótipos produzidos por cada par separadamente.

Alguém poderia me explicar esta questão?

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UERN 2013) Interação gênica Empty Re: (UERN 2013) Interação gênica

Mensagem por dd0123 Dom 25 Nov 2018, 15:54

Para melhor compreensão, vamos analisar cada afirmação:


a. o animal I apresenta uma interação epistática dominante, ou seja, um alelo dominante impede o efeito de um alelo de outro gene. = falso, é muito provável que o animal 1 possua uma interação não epistática, pois para cada "combinação" dos genes o fenótipo varia. 
Se fosse uma epistasia dominante, para o fenótipo branco, o alelo seria B certo? (primeira linha) Porém, quando temos B_P_, no animal 1, temos que o fenótipo é marrom. Então não é epistasia dominante. 
Se fosse uma epistasia recessiva, para o fenótipo branco, o alelo seria p certo? (primeira linha) Porém, quando temos bbpp, no animal 1, o fenótipo é cinza. Então também não pode ser recessiva.



b. o fato do animal II possuir um gene inibidor dominante, não impede de se encontrar outro exemplo em que o mesmo gene seja recessivo.
= correto, veja:
SE a epistasia fosse recessiva, o alelo seria p, certo? (primeira linha, segunda coluna) Porém, o animal é branco também em B_P_. Aí é só ver: qual o alelo em comum que faz o animal ser branco? B. Logo, a epistasia é dominante.

c. os dois animais apresentam interações não epistáticas, em que a proporção 9 : 3 : 3 : 1 indica que agem dois pares de alelos, como ocorre no di-hibridismo clássico mendeliano. = falso, somente o animal 1 possui uma interação não-epistática.

d. o animal II apresenta uma interação não epistática, em que a presença de dois genes dominantes originam um fenótipo diferente dos fenótipos produzidos por cada par separadamente. = falso, vimos que o animal 2 possui uma interação epistática dominante
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos