PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pampa Brasileiro- Geografia

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Pampa Brasileiro- Geografia

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 30 Jul 2018, 20:37

De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:

a) Mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.

b) O desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.

c) O elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.

d) A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.

e) Nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.

Segundo esse site: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desertificacao-no-sul.htm
A arenização na região Sul ocorre pela soma de alguns fatores: a predisposição dos solos, que são naturalmente arenosos; o uso intensivo deles na agricultura; a remoção da vegetação e a retirada de nutrientes. Com o desmatamento das áreas para a agricultura, os solos ficam mais expostos à ação das chuvas, que auxiliam na sedimentação e movimentação dos sedimentos, que, por sua vez, dão origem aos areais que recobrem os solos e tornam a paisagem, em muitos casos, semelhante a áreas de deserto.

Vale lembrar que a arenização é um processo natural e sua ocorrência no Rio Grande do Sul possui vários registros históricos. No entanto, a intensificação da agricultura nessa região ao longo do século XX contribuiu para uma intensificação sem igual desse problema, (...)

Então, de acordo com esse site, a letra d) pode estar correta. Mas qual é o erro da letra e)?
A arenização está relacionada tanto ao desmatamento quanto à agricultura...


Última edição por Liliana Rodrigues em Ter 31 Jul 2018, 09:57, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pampa Brasileiro- Geografia

Mensagem por thiagoreef108 Seg 30 Jul 2018, 21:43

Boa noite.

A alternativa D relaciona de maneira corretíssima o fato dos problemas do desmatamento dos pampas gaúchos, visto que exemplifica a pecuária como grande causador, atrelado ao desenvolvimento da agricultura do arroz, curvas de nível.

A alternativa E, insere-se predominantemente interessante,visto que o desmatando,antrópico, tão somente causa a infertilidade do solo como a agricultura. Porém, esse não é um fator que abrangem no ápice o problema do desmatamento no que tange os Pampas, a pecuária extensiva é totalmente predominante, essa vegetação de tipo herbácea é totalmente pisoteada pelo processo de pastagem, fertilizando mais o solo com o húmus, porém degradando a vegetação.
thiagoreef108
thiagoreef108
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 01/04/2018
Idade : 26
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos