Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Globalização

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Globalização

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 27 Jul 2018, 17:07

Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização.

"Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald's. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips."
(Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm)

Sobre esse processo, é incorreto afirmar:
a) A globalização é um processo, ainda em curso, de integração de economias e mercados nacionais.

b) A globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.

c) As pessoas dependem crescentemente de mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial.

d) As pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a riqueza social é mais bem distribuída.

Eu achei a letra d) meio tendenciosa mesmo, ao afirmar que as pessoas podem usufruir de todos os produtos, mas a b) não estaria mais errada ainda? Uniformizar os padrões de consumo em âmbito mundial não é bem fora da realidade?


Última edição por Liliana Rodrigues em Dom 29 Jul 2018, 11:48, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 24
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Globalização

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 27 Jul 2018, 20:36

Não.
Padrões de consumo dependem do povo. Dependem da escolha do cliente. Caso ele queira ou não o produto. Não vale a pena para empresas se instalarem em países onde não irão vender, seja pela pobreza,seja pelo gosto do povo.
Por exemplo,o Brasil tem poucas empresas nacionais,o que faz os brasileiros serem bastante livres para escolher o que comprar. É um povo com forte espírito de vira-lata,pouco patriota e quase nada nacionalista.Além da extrema dependência externa. Exemplo em carros. De brasileiro,tem a Troller,a TAC,que raramente vendem. Montadoras temos quase todas,como Chevrolet,Ford,Fiat, Volkswagen,Toyota, Honda, Nissan, Citroen,Peugeot,Renault & cia.As citadas com vendas significativas.
As quatro primeiras são mais vendidas porque estão no Brasil há 90,40,50 anos,e ganharam reputação nos produtos pelas vendas.
Comparando com os EUA,que são um país que tem muitas empresas nacionais e um povo muito patriota e orgulhoso,a diferença é abissal. Os americanos só compram produtos deles. Produtos estrangeiros são chamados de foreign sh*t, isso mesmo. Como aqui, Toyota e Honda vendem muito pela fama que elas tem mundo afora vendendo carros confiáveis, duráveis,resistentes e robustos. O Brasil mais com a Toyota porque foi o primeiro país fora do Japão que a marca construiu uma fábrica e os carros eram os únicos que atravessavam as ruas inexistentes do interior ou de regiões remotas no Brasil. Voltando. Diferente daqui,Fiat vende muito pouco (tem má fama na Itália,e por isso os yankees não compram). Volkswagen é muito mal vista (carros desvalorizam muito porque ninguém quer). As marcas francesas não existem. São consideradas péssimas por lá. A Land Rover,que por aqui é visto como carro de luxo e na moda,lá é vista como fabricante de carros descartáveis, devido à excessiva quantidade de problemas com óleo de câmbio e motor nos carros. Vende quase nada. Americanos não são dependentes do mercado externo: Chevrolet,Ford,Lincoln,Pontiac,Dodge,Corvette,Buick são deles. Isso lhe faz serem mais críticos e comparativos quando comprar carros.
Caso queira outro exemplo?
Smartphones. Os brasileiros amam comprá-los. Seja pela funcionalidade, seja pelo status ou pela qualidade. Compram Iphones,Samsung(s),Sony(s), LG(s) Motorola(s) aos montes. Enquanto na Ásia,existe um país chamado Butão que não faz a menor questão. Telefonia chegou em 1999. Celular em 2003. Não compram e não usam. Querem ter alegria e simplicidade na vida.
No próprio Brasil. O país todo bebe refrigerantes como Coca Cola,Kuat e Guaraná Antártica. No Maranhão,o campeão de vendas é um refrigerante próprio,chamado Guaraná Jesus,de sabor Tutti Frutti. De cor rosa,é exclusividade maranhense. Tanta que a Coca Cola não o venceu em vendas e comprou a marca.
Mesma coisa na Alemanha nos anos 30. EUA pôs a Coca Cola lá. Os alemães recusaram. Criaram uma marca própria: a Fanta.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos