Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geografia política - Sudão

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Geografia política - Sudão

Mensagem por VesTeles Qua 25 Jul 2018, 13:22

O cenário geopolítico do Sudão sofreu por longas décadas em função de uma guerra que envolvia questões políticas e religiosas. Desde a sua independência, em 1956, diversas circunstâncias políticas agravaram a situação social, principalmente em 1983 quando um governo muçulmano impôs a
sharia (lei corânica) a todo conjunto da sociedade. De 1983 a 2005 uma guerra provocou mais de 2 milhões de mortes. Até que em 2005 um acordo de paz foi assinado com a divisão em duas poções geográficas, uma ao norte e outra ao sul. Porém, na região de Darfur os conflitos permaneceram
violentos. Os Estados Unidos e a comunidade internacional passaram a pressionar o governo sudanês, inclusive os EUA manifestaram a intenção de um intervenção humanitária em Dafur, fato que foi imediatamente negado 

a) pela Rússia em vista dos interesses econômicos com a região norte do Sudão.
b) pela União Europeia que interpretou como interferência no delicado momento de equilíbrio entre as duas nações em formação
c) pelo governo sudanês que ainda não definiu as fronteiras que estabelecem os limites do Sudão e Sudão do Sul
d) pela China pelo investimento que o país fez em oleodutos na região

Gabarito:
D

Em uma questão específica como essa, eu acredito que o melhor meio e chegar na resposta correta é ir eliminando alternativas. Como posso eliminá-las?

Última edição por VesTeles em Qui 26 Jul 2018, 06:02, editado 1 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Geografia política - Sudão

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 25 Jul 2018, 22:29

Você tem que estar por dentro das atualidades africanas.
Ou geolpolítica. Você não precisa estar tããooo atualizado. Tem que dar uma olhada em almanaques abril,livros de geografia,apostilas de cursos ou assistir vídeos da mídia(mas veja em vários canais para não ser manipulado)
Eu,fã de Geografia,mataria essa questão de cara. O Sudão do Sul é um país que nasceu no dia 9 de julho de 2011,com capital em Juba. E pelo que sei,mataria a questão imediatamente,contudo,sejamos humildes e façamos passo a passo.
Sudão do Sul tem 75% das reservas petrolíferas do Sudão. Sudão do Sul é católico e Sudão é muçulmano.Como tem capital,as fronteiras já foram definidas,eliminada a C.
B é eliminada porque a União Européia não intervem nisso. Quem intervem é a OTAN,ou a União Africana,ou a ONU. E ela não fez isso de fato (UE)
A a Rússia não tem interesses no Sudão. De fato,tirando a Guerra Fria com apoio bélico,a Rússia não tem vínculos fortes com países africanos. Apenas vende armas para eles. Já no Oriente Médio,a situação muda. Os países vilões para os EUA são amigos da Rússia: Irã,Síria. Seguindo o provérbio "O inimigo do meu inimigo é meu amigo"
A Resposta é letra D. A China tem feito investimentos maciços na África. A China quer dominar o mundo. Quer voltar a fazê-lo,como fez em séculos atrás. Para isso,ela imita o que os EUA fizeram no passado.A The Big Stick Policy. Que consiste em intervir em países para controlá-los e garantir a influência dela neles.A China investe nos países para influenciá-los,e em troca, têm acesso às suas áreas de matérias-primas,minérios,petróleo e reservas minerais.Mercado consumidor e área de influência também
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo