PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FGV - Figuras de linguagem

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido FGV - Figuras de linguagem

Mensagem por Liss Collins Sex 20 Jul 2018, 10:52

Oi, gente
Eu não compreendi muito bem o gabarito dessa questão e muito menos a frase destacada. Colocarei o texto por completo, caso ajude na interpretação. Alguém poderia me ajudar?

Leia atentamente o texto e responda à questão que a ele se refere.

O Mundo das Não-palavras 


Já o disseram muitos, e de várias maneiras, que os problemas do conhecer e do compreender centralizam-se em torno da relação entre a linguagem e a realidade, entre o símbolo e o fato. Estas marcas de tinta sobre as quais correm nossos olhos, essas marcas de tinta que concordamos em chamar palavras, e estas palavras que concordamos em aceitar como “moeda legal” para a troca de informações, por que mágica, por que regras prosaicas, exercem elas suas estranhas funções? Se olharmos demoradamente para uma palavra, ela se converterá, de fato, para nós em meras marcas de tinta dentro de um padrão peculiar de linhas. A princípio, parece escrita corretamente, depois já não podemos ter certeza disso, e finalmente somos dominados pela impressão de que o simples cogitar de sua grafia é penetrar nos mais intrincados labirintos da Humanidade. Está claro que, se olharmos reflexivamente para qualquer coisa por um espaço de tempo suficientemente longo, como um bezerro olha para uma porteira nova, ela tende a aparecer afinal como se fosse totalmente inexplicável. Um grande filósofo observou, de uma feita, que a mais estranha invenção em toda a História era essa cobertura peculiar para o pé humano que nós denominamos meia. Ele estivera olhando para uma delas durante vários minutos. Há momentos, contudo, em que parece impossível que qualquer outra invenção humana pudesse ser mais surpreendente e estranha do que uma palavra - a palavra meia, por exemplo. 
Wendell Johnson, tradução de Octavio Mendes Cajado.
 
No texto, encontra-se o seguinte trecho sublinhado: Já o disseram muitos, e de várias maneiras, que os problemas (...). 
Nesse trecho, ocorre a seguinte figura:
a) Personificação. 
b) Pleonasmo. 
c) Hipérbole. 
d) Silepse. 
e) Ironia.
Spoiler:


Última edição por Liss Collins em Sex 20 Jul 2018, 17:46, editado 1 vez(es)
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FGV - Figuras de linguagem

Mensagem por Hayzel Sh Sex 20 Jul 2018, 11:11

É que o pronome "o" e o "que" remetem à mesma coisa, por isso que é pleonasmo, eu acho. O correto, sem pleonasmo, seria: "Já disseram muitos, e de várias maneiras, que os...", sem o "o" depois de "já".
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos