puccamp - sistema colonial

Ir em baixo

Resolvido puccamp - sistema colonial

Mensagem por Liss Collins em Qua 18 Jul 2018, 16:11

Oi, gente. Poderiam me explicar o gabarito dessa questão? 

Muitos franceses, principalmente professores, cientistas, arquitetos, escultores e pintores vieram ao Brasil no século XIX a partir da instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. Pode-se explicar a presença desses franceses no país com o argumento de que:

a) a maioria deles chegou ao Brasil com o intuito de colonizar as regiões desabitadas do interior do país, constituindo núcleos de exploração de produtos tropicais, que seriam comercializados na Europa.
b) eles tinham como missão convencer o rei D. João VI a romper relações diplomáticas com a Inglaterra, uma vez que este país tinha estabelecido o Bloqueio Continental, impedindo as relações comerciais entre França e Brasil.
c) grande parte deles desembarcou no Rio de Janeiro estimulados por D. João VI, que tinha como um dos seus grandes projetos trazer uma missão artística francesa, com o objetivo de constituir no Brasil uma base de desenvolvimento cultural.
d) todos esses franceses chegaram ao Brasil como refugiados políticos, uma vez que os mesmos discordavam da política cultural do imperador Napoleão Bonaparte, que perseguia os artistas contrários às suas determinações políticas.
e) parte significativa da população francesa emigrou para o Brasil em razão dos intensos combates ocorridos durante a Comuna de Paris, instalando-se principalmente nos Estados do Maranhão e do Pará e trabalhando na extração da borracha.
Spoiler:
C


Última edição por Liss Collins em Qua 18 Jul 2018, 16:32, editado 1 vez(es)
avatar
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 350
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 19
Localização : BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: puccamp - sistema colonial

Mensagem por Liliana Rodrigues em Qua 18 Jul 2018, 16:19

Lembra que em 1808 a família real veio para o Brasil, fugindo de Napoleão? Foi quando o Rio de Janeiro passou a ser cede na Monarquia. A corte, então, com a intenção se ficar aqui, passou a montar todo um aparato público, como Bancos, Correios, Imprensa Régia... esses tipos de órgãos públicos. Daí, também surgiram investimentos na área cultural, com a criação de cursos superiores, da Biblioteca Nacional e, algo que ficou bem marcado nessa época foi a vinda da Missão Artística Francesa. Um cara popular nessa época era o Debret, que pintava sobre o cotidiano do RJ

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1985
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum