PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[AJUDA] Material de física para matemáticos

3 participantes

Ir para baixo

[AJUDA] Material de física para matemáticos Empty [AJUDA] Material de física para matemáticos

Mensagem por diego_h Dom Jun 26 2011, 04:36

Olá pessoal, estou abrindo esse topico para pedir uma pequena ajuda aos fisicos mais experientes.
Meu nome é Diego, eu sou formado em matematica e autalmente faço mestrado em matematica pura.
Eu queria saber de vocês indicações de livros/material para estudar fisica.
Porem o que eu estou precisando no momento é um material mais voltado para matematicos, e se possivel o mais compacto possivel.
Algo que tire proveito da minha formação previa (análise, algebra, analise complexa, EDO, EDP, geometria diferencial, etc.)

Os assuntos que eu preciso estudar são:
-Mecanica (fromulação newtoniana, lagrangiana e hamiltoniana)
-Eletromagnetismo
-Relatividade restrita

Então novamente reforço, o que eu esstou precisando é algum material o mais compacto possivel e que ja tire proveito da formação matematica.

Desde já agradeço.

diego_h
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Material de física para matemáticos Empty Re: [AJUDA] Material de física para matemáticos

Mensagem por Euclides Dom Jun 26 2011, 04:54

Material compacto?

O melhor mesmo é procurar um professor de Física na faculdade. Veja os links abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

[AJUDA] Material de física para matemáticos Empty Re: [AJUDA] Material de física para matemáticos

Mensagem por diego_h Dom Jun 26 2011, 08:04

Então Euclides, eu reli meu pos acho q não consegui ser muito claro, o que eu quero é uma indicação de livros para estudar fisica, mais precisamente os seguintes topicos:
-Mecanica newtoniana
-Mecanica lagranciana
-Mecanica hamiltoniana
-Eletromagnetismo
-Relatividade especial

Porem os livros que me indicaram até o momento eram demasiado longos e sem muito proveito para mim pois os assuntos são tratados muito detalhadamente, como feito para alguem que acabou de ter um contato inicial com o Calculo diferencial, por exemplo.
Eu queria uma sugestão de material que apenas, de forma o mais resumida o possivel, formulasse essas areas da fisica utilizando conceitos matematicos.

Um exemplo: Uma das poucas vezes que tive contato com fisica foi ja no mestrado no curso de EDO, em um exemplo, era calcular a tragetoria de uma particula. No exemplo se falava que a força era uma função real em R3 e que valia o seguinte: x''(t) = gradF.
Então é mais ou menos isso que eu quero, os livros q cheguei a pegar gastam paginas e paginas explicando varios exemplos, começam de casos simples e vão crescendo.. enquanto o meu interesse é unicamente de conhecer os conceitos, ja tenho bagagem matematica suficiente para não precisar de exemplos se for passado em formulação matematica...

Basicamente o que voce me indicou (eu verifiquei tudo) é material de matematica, enquanto que eu quero material de fisica mas que não tenha preocupações com a formação matematica do leitor, mas que pelo contrario saiba tirar o maximo proveito dela.

diego_h
Iniciante

Mensagem por Quasar Ter Jun 28 2011, 22:02

Diego,

Procure os dois primeiros volumes da série Landau e Lifshitz, Course of Theoretical Physics (de 10 volumes)

Vol1 Mechanics
É, sem dúvida, o melhor livro de mecânica já escrito.

Vol2 The Classical Theory of Fields
Cobre eletrodinâmica relativística e Relatividade Geral.

Mas vá com cuidado. Apesar de compactos (o livro de mecânica tem apenas 167 páginas), estão longe de serem considerados fáceis, mesmo para aqueles que possuem boa formação matemática. :scratch:
Quasar
Quasar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por diego_h Qua Jun 29 2011, 03:18

hum..
parece bem o q eu quero.. vou agora mesmo dar uma conferida, desde já, muito obrigado!

diego_h
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo