Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geografia/Atualidades- homicídios no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Geografia/Atualidades- homicídios no Brasil

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 16 Jul 2018, 19:04

Leia os textos.
TEXTO 1
Desde 1980, está em curso no país um processo gradativo de vitimização letal da juventude, em que os mortos são jovens cada vez mais jovens. Apesar de esse fenômeno ser denunciado há anos por organizações não governamentais de direitos humanos e movimentos sociais, e de recentemente ter entrado na agenda estatal com a Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado sobre o assassinato de jovens, o Estado brasileiro ainda não foi capaz de formular e implementar um plano nacional de redução de homicídios.

TEXTO 2
Geografia/Atualidades- homicídios no Brasil Slm510

O  quadro  social,  descrito  no  texto  e  representado  no  gráfico, encontra  sua justificativa em problemas crônicos passíveis de constatação na sociedade brasileira. Que situações estão relacionadas a esse quadro de violência?

A) A corresponsabilidade do Estado, em parceria com as famílias, no sentido de promover a educação formal de crianças e jovens, garantindo assim perspectivas promissoras de futuro à população jovem.

B) A identificação de que jovens negros estão, na sua maioria, localizados em regiões periféricas das grandes cidades, vivendo em condições precárias em relação à segurança e educação de qualidade.

C) As condições de pobreza que dificultam a permanência do jovem na escola estão identificadas como um quadro que atinge, de forma igualitária, jovens, independente da sua origem étnica.

D) A sociedade atual garante, inclusive do ponto de vista da Constituição, o direito à escolarização de qualidade, o que coloca a responsabilidade de ser bem-sucedido no desejo e esforço individual do jovem.

E) As políticas públicas do Estado Brasileiro têm atuado de forma eficaz para, além de reduzir as desigualdades sociais que derivam em violência, proporcionar condições equitativas de formação aos jovens.

Resposta:
Letra B)
Essa é uma questão que envolve geografia, atualidades e interpretação de texto, mas achei melhor postar nessa parte de geo.
Ela faz referência aos homicídios, e diz que a letra B) é a correta, de acordo com os textos e com a realidade, mas achei meio arriscado afirmar que a maioria dos jovens negros estão nas periferias das grandes cidades, e também achei a letra A) mais coerente.
O que há de errado na A)?




Última edição por Liliana Rodrigues em Seg 16 Jul 2018, 19:55, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 24
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Geografia/Atualidades- homicídios no Brasil

Mensagem por Diego A Seg 16 Jul 2018, 19:25

A) você tem por exemplo, um índice gigantesco abandono escolar por jovens, ou seja, mesmo tendo vagas na educação básica, esses jovens não estão cursando, ou estão matriculados e não vão. Disso, percebemos como a responsabilidade do Estado de garantir educação pública não é assim o foco da problemática, há muitas vezes estrutura física e profissionais, mas parte da população não tem interesse. Assim, poderíamos dizer que o problema é quanto a fatores que não envolvem somente a educação, mas moradia, trabalho, expectativa de vida. A letra A, então, foca no problema estrito da educação.

b) não lembro dados, mas a população negra é maioria em regiões periféricas de grandes centros

c) aqui, a letra C deixa bem claro o que expus na alternativa A, mas ela peca por transformar todos em vítimas igualmente

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 25
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos