PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação + dúvidas (iniciante)

2 participantes

Ir para baixo

Redação + dúvidas (iniciante) Empty Redação + dúvidas (iniciante)

Mensagem por joshposh Dom 08 Jul 2018, 21:33

Alternativas para a escassez de água no Brasil - ENEM 2014 3ª aplicação



É possível afirmar que a escassez de água no Brasil vem se tornando a cada ano maior, tendo em vista questões demográficas em consonância com a má gestão de recursos hídricos pela população.

Podemos perceber que as áreas com elevada concentração populacional - Nordeste e Sudeste - apresentaram crises hídricas alarmantes. Além disso, o fato de nossas maiores reservas de água doce estarem localizadas na Amazônia, região norte do Brasil, apenas agravam o problema devido a desequilíbrios na distribuição.

Convém lembrar ainda o desperdício que se evidencia bastante em decorrência do aumento do urbanismo. O banho, escovar os dentes, lavar as louças, etc; são várias as brechas para o gasto exagerado no nosso cotidiano.

A escassez de água no Brasil, portanto, é um obstáculo que pode levar anos até ser vencido. Cabe ao ministério do Meio Ambiente criar novas medidas e estratégias para uma integração regional para o uso desses recursos naturais. Além disso, a criação de campanhas publicitárias visando a conscientização para a população geral. O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada.



(Deu bem mais linhas na folha kkk)

*************

Galera, redação é algo muito novo para mim. Eu vi uma vídeo aula e fiz esta, julguem-a por favor. Outra coisa, quantas redações devo fazer por semana? E como corrigi-las?

No último parágrafo usei uma frase de um autor, acham que eu deveria citá-lo na redação?

Como o ENEM está bastante próximo e eu não tenho experiência com redação seria melhor eu usar algumas  "redação esqueleto" e adaptá-las com o passar do tempo?
joshposh
joshposh
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/07/2018
Idade : 24
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Redação + dúvidas (iniciante) Empty Re: Redação + dúvidas (iniciante)

Mensagem por mateus160399 Sex 13 Jul 2018, 10:15

Olá, colega joshposh! Farei alguns comentários. De antemão já peço desculpas pelos erros que provavelmente cometerei ao longo do texto, pois estou escrevendo do celular no meio de uma correria para não perder um vôo. Vamos lá:

- O seu texto foi expositivo e não argumentativo, aparentemente você não entendeu o tema, para mim que estou lendo pela primeira vez e sem saber o que se passava na sua mente ficou esta impressão. O tema colocado foi "Alternativas para a escassez de água no Brasil" e não vi nenhuma alternativa sendo apresentada e desenvolvida no decorrer do texto. Você poderia ter trabalhado no tema educação da população para um consumo responsável, o diálogo com as indústrias para reduzirem o seu consumo ou terem que criar um sistema para utilizarem água de reúso, manutenção adequada da rede de distribuição pelas companhias responsáveis, n alternativas...
-Apesar dos comentários recém citados serem um pouco duros, também tenho que elogiar o fato de você se expressar muito bem no texto, usando um bom vocabulário, o texto é leve e fácil de ler, bastante coerente e coeso, acredito que o deslize foi apenas a incompreensão do tema. Para quem está começando, você está muito bem.
-sobre o número de redações, bem, isso é bastante relativo, envolve muitas variáveis, dentre as quais, qual o seu objetivo no Enem? Qual nota pretende alcançar? Como está nas outras áreas? Quanto tempo de estudo tem disponível por semana? Qual nota pretende alcançar na redação? À priori, uma por semana feita e corrigida e você reescrevendo-a seria o ideal.
-sobre a frase no final, você até pode usar esse tipo de frase de efeito, a questão sempre vai ser como você vai usá-la. Não acho que tenha ficado inadequada a sua colocação, não fez muita diferença para mim como corretor. Como já disse, seu texto é agradável de ler e isto é ótimo.
-sobre como corrigi-las, um professor ou alguém que escreve bem seria o ideal, aqui no fórum tem várias pessoas que preenchem esses requisitos.
-um conselho que daria, melhor do que ficar pegando redações esqueleto e adaptar, seria ler bons textos sobre os possíveis temas que estão cotados para serem exigidos na prova e pensar um pouco sobre os assuntos, ir tendo ideias sobre eles na sua mente, pois mesmo que nenhum desses caia você terá feito um ótimo exercício de obter informações sobre um assunto, refletir sobre ele, ter ideias, organizá-las e ainda transferi-las para um papel.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação + dúvidas (iniciante) Empty Re: Redação + dúvidas (iniciante)

Mensagem por joshposh Sex 13 Jul 2018, 15:45

Verdade, agora tô percebendo que de argumentativo tem quase nada kkk (sem contar a fuga parcial do tema).  Mas muito obrigado pelas críticas e dicas, vou tentar melhorar minhas próximas redações com base nelas.
joshposh
joshposh
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/07/2018
Idade : 24
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Redação + dúvidas (iniciante) Empty Re: Redação + dúvidas (iniciante)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos