PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Arranjo e Combinação com repetição

Ir para baixo

Dúvida Arranjo e Combinação com repetição Empty Dúvida Arranjo e Combinação com repetição

Mensagem por Guilherme Gomes Avelino Sáb 07 Jul 2018, 16:31

Minha dúvida é em diferenciar Arranjo com Repetição de Combinação com Repetição, no seguinte caso:

Quantos formas possuo de comprar 4 bolos em uma lanchonete que oferece 7 opções de escolha? Sendo permitido a repetição da escolha.

Eu sei que nesse caso seria uma combinação com repetição e ficaria C10,4 ou C10,6, 

Mas se a pergunta fosse assim: 
Comprando 4 bolos em uma lanchonete que oferece 7 opções de escolha, sabendo que esses bolos serão comprados individualmente e em dias diferentes. Quantas formas eu teria de comprar esse conjunto?

Nesse caso comprar A,B,C,D seria diferente de comprar B,C,D,A, logo, ao meu ver, seria um arranjo que permite repetição.
ficaria: 7 X 7 X 7 X 7

Seguindo esse raciocínio, comprar tudo de uma vez só configura uma combinação com repetição, enquanto comprar individualmente configura um arranjo com repetição.
Meu raciocínio está correto?
Teria alguma forma de diferenciar com mais clareza casos de Arranjo e Combinação com repetição?
Agradeço desde já!

Guilherme Gomes Avelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 24
Localização : BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos