PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Renascimento comercial

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Renascimento comercial

Mensagem por VesTeles Seg 02 Jul 2018, 17:55

Olá,
Estou confuso em relação as causas do renascimento comercial, um professor disse que foi o seguinte: 

1. A baixa idade média foi um breve período de paz, o que significa menos mortes, esse fator mais a cultura europeia-cristã, isto é, o sexo é apenas para reprodução (e também pelo fato de mais filhos = mais mão de obra) resultou em um aumento demográfico e esse crescimento populacional não foi acompanhado da produção de alimentos, já que as terras estavam desequilibradas (devido ao modo de produção intensiva), o que deu origem a Fome feudal. Assim, servos eram expulsos dos feudos e esses iam para burgos.

Porém achei o seguinte na internet:

2. O renascimento comercial foi causado pelas cruzadas, já que isso significou saques nas cidades orientais e, aqueles que lutaram, traziam consigo armas, preciosidades (anéis, jóias, colares e etc) e temperos, eles vendiam e assim foi fortificando o comércio.

Fiquei com muita confusão, na baixa idade média não correu um certo avanço no plantio? Não achei em nenhum lugar algo que junte o 1 e 2, por isso eles estão certos? qual está errado?


Última edição por VesTeles em Ter 03 Jul 2018, 12:32, editado 1 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Renascimento comercial

Mensagem por Diego A Seg 02 Jul 2018, 20:34

Seguindo uma linha interpretativa desse conteúdo. A queda do comércio na Europa Feudal acontece de acordo com as relações que os povos bárbaros exerciam na região, ou seja, as divisões territoriais e a forte influência da agricultura, somados as relações que os líderes mantinham com a igreja, é que proporcionavam aquela estrutura fundiária. Disso, percebemos como a igreja era grande mantenedora do modelo feudal. Contudo, e ironicamente, quando a igreja atua com as cruzadas, ela cria certas rotas, que aos poucos vão crescendo e deteriorando a própria estrutura feudal mantida, "tipo", praticamente que ela mesma acabou com sua hegemonia. kkkkk

Seguindo a ideia de isolamento que os feudos tinham, quando a igreja promove uma interação entre Europa e Oriente, ela acaba "reabrindo" relações comerciais.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Renascimento comercial

Mensagem por VesTeles Ter 03 Jul 2018, 08:15

Desculpe a minha dúvida, mas a igreja promoveu contato da Europa com o Oriente? eles não tinham uma certa "birra" entre eles, devido as culturas serem diferentes?

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Renascimento comercial

Mensagem por magcamile Ter 03 Jul 2018, 10:20

acho estranho generalizar dizendo que a baixa idade média foi um período de paz... até porque a crise do século XIV acontece aqui (tá certo que é no fim, mas né estamos num período de transição Razz)

Você têm inicialmente (na Baixa Idade média) essa "paz medieval"=  fim das invasões bárbaras >> + estabilidade >> crescimento demográfico (século XIII). Daí tá, pensa numa reação em cadeia.
Periodinho de paz >>> cresce a população >> eita que agora precisamos dar um jeito na falta de terra e alimentos >> daí busca-se produção mais eficiente >> avanço nas técnicas agrícolas >> aumenta a produção >> contribui ainda mais pro aumento demográfico >> novo periodinho de falta de alimentos pois nem com os avanços tecn estamos dando conta de alimentar esse povo todo >>> aôô miséria >> aô revoltas camponesas (olha o campesinato se revoltando contra a nobreza) >> galera tá passando fome >> servos expulsos ou fugindo>> {aqui entra a galera indo pros burgos e o aquecimento do comércio e tals // paralelamente aos acontecimentos das cruzadas e pá// servo entra nas cruzadas tb*  >> renascimento urbano} >> só que num contexto de fome e ainda sem estrutura pra manter a galera( mesmo nas cidades) surgem as epidemias (eta lá vem a peste negra matando um terço da população)   ------ CRISE DO SÉCULO XIV

I) Daí por esse esqueminha acho que fica respondida sua dúvida sobre avanço tecnológico X fome. 

II) Ambos 1 e 2 estão certos e interligados. Reação em cadeia de novo. Repare que nem mesmo os avanços técnicos foram capazes de dar um jeito na questão fome. O que se tem é um verdadeiro esgotamentos das terras, e a galera do campesinato vai parar nos burgos.

Nisso, pra gente falar em burgos, temos que pensar no renascimento comercial. Tudo contribuindo ao mesmo tempo, sabe? a galera do campo tá indo pro burgo -- pq? pq teve esgotamento de terras e esses camponeses vão procurar uma chance na atividade comercial... uai que atividade comercial? ué os cristãos do ocidente que iam peregrinar nos lugares santos do oriente, nessas cruzadas realizavam vários saques que eram comercializados nos caminhos criando rotas de comércio e feiras medievais >> reaquecimento do comércio - (((cruzadas tb causam reabertura do mar mediterrâneo -- vai beneficiar gênova e veneza))) >> burgos - estilo de vida urbana - burguesia 
Ou seja, é um conjunto dos dois!


Diego arrasou na explicação Smile  e sim, esse contato Ocidente - Oriente é o teor das Cruzadas. É um contato no sentido de contato e só hahahaha Você tem uma guerra santa contra os inimigos do cristianismo, ao passo que essas Cruzadas ganham caráter religioso, militar e econômico. Tentando simplificar, você interpretou como que se a Igreja estivesse de boas com a galera do Oriente, promovendo um contato - MAS NÃÃOO - esse contato aconteceu exatamente porque a Igreja estava de birra com a galera lá do Império Islâmico ocupando Jerusalém, daí a Igreja reuniu o bonde (os cristãos) pra ir lá nos lugares santos e chegar chegando com um "oi sou a Igreja e quero essas terras santas sob domínio cristão bjsss" "sai galera que Jerusalém é minha" "partiu bonde vamos peregrinar"

obs que no assunto "cruzadas" a gente vê que os trem se entrelaçam -- você tem uma peregrinação religiosa + combate aos inimigos do cristianismo + reativação do comércio


enfim, nem fiz textão Razz
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Renascimento comercial

Mensagem por VesTeles Ter 03 Jul 2018, 10:45

Isso, eu tinha interpretado, erroneamente, que a igreja estava tranquila com o oriente e esqueci do fator cruzadas, agora entendi, perfeito aos dois! obrigado Diego e Mag!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Renascimento comercial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos