Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Biogeografia - UFMS 2010

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Biogeografia - UFMS 2010

Mensagem por GranTorino Ter 26 Jun 2018, 07:53

A expansão da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul é revestida de questões políticas, econômicas e ambientais controversas. Em relação a essa atividade agrícola, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1- Os principais impactos ambientais atribuídos à lavoura de cana-de-açúcar são as queimadas para a realização do corte, enquanto que, nas usinas de açúcar e nas destilarias de álcool, a liberação de resíduos tóxicos é o que causa maior impacto, especialmente nas bacias hidrográficas.

2- O álcool, como um produto da indústria sucro-alcooleira, é um biocombustível, como o biodiesel, obtido de fontes renováveis; o consumo do álcool vem sendo estimulado tanto no país como no mercado internacional, exigindo ampliação da capacidade produtiva industrial e da oferta de matéria-prima.

4- A cana-de-açúcar é muito exigente em nutrientes do solo, por isso é cultivada em solos férteis do tipo Massapê ou Terra-roxa nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Devido à exaustão dos solos naquelas regiões, houve diminuição de sua plantação, motivando os usineiros a procurarem novas áreas para plantio, dirigindo-se para a região Centro-Oeste.

8- Haverá êxodo rural nos municípios atingidos pela monocultura canavieira, visto que essa lavoura é altamente mecanizada e estimula a concentração de terras, exigindo pouco uso do trabalho humano, contribuindo pouco para a oferta de trabalho, como ocorre com a pecuária extensiva.

16- Os usineiros sul-mato-grossenses querem ocupar as terras baixas do Pantanal por serem mais úmidas e de solos mais férteis, fazendo com que as lavouras de cana-de-açúcar obtenham alta produtividade, possibilitando concorrerem com o produto no mercado nacional e internacional.

RESPOSTA: 1 + 2 = 3 

Olá! Por gentileza, teria como explicar o motivo dos itens 4 e 8 estarem incorretos?



Grato pela ajuda divina!


Última edição por GranTorino em Qua 27 Jun 2018, 00:25, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 76
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Biogeografia - UFMS 2010

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 26 Jun 2018, 22:28

A 4 está errada. O Centro Oeste se preocupa com soja,trigo e etc. A Cana de açúcar exige do solo,porém é só fazer rotação de culturas que dá certo. A Região Sudeste e Nordeste continuam a produzindo em massa
A 8 está totalmente e absolutamente errada. Um monte de boías frias,crianças e escravos trabalham cortando cana na Zona da Mata Nordestina.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos