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Pressão - UNICAMP - dissertativa

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Mensagem por guipenteado Sex 22 Jun 2018, 15:31

9) O avião estabeleceu um novo paradigma nos meios de transporte. Em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou em Paris um vôo histórico com o 14 Bis. A massa desse avião, incluindo o piloto, era de 300 kg, e a área total das duas asas era de aproximadamente 50 m 2 . A força de sustentação de um avião, dirigida verticalmente de baixo para cima, resulta da diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas. O gráfico representa, de forma simplificada, o módulo da força de sustentação aplicada ao 14 Bis em função do tempo, durante a parte inicial do vôo.

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a) Em que instante a aeronave decola, ou seja, perde contato com o chão? 
r: 10s (Essa eu entendi)

b) Qual é a diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior das asas, DP= P(inf) - P(sup), no instante t = 20 s?
r: 60N/m2.


Não entendi a B, alguém pode me explicar ? Achei que tinha que ser 0 pois, A P(inf) vai ser igual a P(sup) no momento de 20s. Qual é o erro no meu raciocínio ? Não consigo entender...
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Mensagem por Elcioschin Sex 22 Jun 2018, 18:37

Para t = 20 s ---> F ~= 3.10³ N

∆P = F/A ---> ∆P = 3.10³/50 ---> ∆P = 60 N/m²
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Mensagem por guipenteado Dom 24 Jun 2018, 19:04

Elcioschin escreveu:Para t = 20 s ---> F ~= 3.10³ N

∆P = F/A ---> ∆P = 3.10³/50 ---> ∆P = 60 N/m²
Não entendi, Elcioschin...
Ele não diz que a AP = P (inf) - P(sup) ?
Em t=20s ambas Pressões são 3,10^3
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Mensagem por Elcioschin Dom 24 Jun 2018, 20:31

O gráfico NÃO mostra pressões, mostra forças!

Para t = 20 s ---> F = 3.10³ N

E, para este instante de tempo, temos P(inf) e Psup). A questão não pede estes valores: ela pede AP = Pinf - Psup

∆P = F/A ---> ∆P = 3.10³/50 ---> ∆P = 60 N/m²

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Mensagem por guipenteado Seg 25 Jun 2018, 13:21

Obrigado!
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