PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os impactos da tecnologia na medicina- Red

2 participantes

Ir para baixo

Os impactos da tecnologia na medicina- Red Empty Os impactos da tecnologia na medicina- Red

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 07 Jun 2018, 11:00

Redação modelo Enem, porém, com tema mais específico para a faculdade que eu vou prestar, e que adota esse modelo.

A descoberta dos raios X em 1895 possibilitou a observação de órgãos internos do corpo, sem a necessidade de abri-los. Já em meados de 1970, foram criados os endoscópios flexíveis, que são fibras óticas usadas para auxiliarem nas cirurgias laparoscópicas. Hodiernamente, inserida na 4ª Revolução Industrial, a tecnologia caminha rente a medicina, auxiliando-a em procedimentos menos invasivos e diagnósticos mais precisos, além de poder reduzir os gastos na saúde. Dessa forma, é preciso criar meios para expandir tanto as descobertas, como o público-alvo atingido, a fim de oferecer uma melhor qualidade de vida para a população.
A princípio, em 1960, a expectativa de vida do brasileiro era de 48 anos. Atualmente, entretanto, essa idade chega aos 75 anos, de acordo com o IBGE. Nesse sentido, se a longevidade é característica de evolução social, é preciso frisar que, por trás dela, existe o avanço na medicina, que oferece maior assistência às pessoas, não visando apenas que elas vivam mais, mas também, que vivam melhor. Com isso, ferramentas como prontuários eletrônicos, bancos de dados, ultrassom, tomografia computadorizada, são alguns exemplos do apoio efetivo que a tecnologia oferece, auxiliando na resolutividade do problema do paciente, e não deixando de lado a humanização que esse setor necessita.
Por outro lado, a tecnologização da medicina pode, tão bem, atuar na redução de gastos da saúde pública. Isso porque, a possibilidade de oferecer à população um diagnóstico precoce e tratamentos mais assertivos, através da genômica que identifica a propensão para determinadas doenças, junto a fármacos que atuam na necessidade individual do paciente, reduz a despesa pública que seria destinada para tratar de um problema que demandaria mais gastos, por estar em estágio avançado. Nesse ínterim, a tecnologia auxilia não somente na vida da população, mas em todo setor produtivo da saúde.
Portanto, diante do exposto, urge a necessidade do Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia, destinarem maior porcentagem do PIB para centros de desenvolvimento de exames e aparelhos para a medicina. Somado a isso, o Ministério da Saúde deverá criar uma infraestrutura tecnológica adequada nos hospitais públicos, que servirá de base para qualquer equipamento. Dessa forma, os benefícios da tecnologia na medicina será mais democrática, e rumará a uma melhor qualidade de vida para a população.


Aceito sugestões, críticas, qualquer coisa, principalmente (mas não somente) na última frase do desfecho "dessa forma...", porque achei bem clichêzão
Obrigada Razz

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os impactos da tecnologia na medicina- Red Empty Re: Os impactos da tecnologia na medicina- Red

Mensagem por mateus160399 Qua 20 Jun 2018, 22:26

O texto está muito bom, bem redijido, claro e bastante assertivo no que pretende falar. Os pontos que eu poderia observar não dizem respeito ao texto e critérios de correção de redação, mas sim de prática de saúde, área médica, o que seria desnecessário levando-se em consideração que é um texto de vestibular. No mais, parabéns!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Os impactos da tecnologia na medicina- Red Empty Re: Os impactos da tecnologia na medicina- Red

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 20 Jul 2018, 11:26

mateus160399 escreveu:O texto está muito bom, bem redijido, claro e bastante assertivo no que pretende falar. Os pontos que eu poderia observar não dizem respeito ao texto e critérios de correção de redação, mas sim de prática de saúde, área médica, o que seria desnecessário levando-se em consideração que é um texto de vestibular. No mais, parabéns!

Obrigada!!
Se quiser falar esses pontos, toda informação é bem-vinda! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os impactos da tecnologia na medicina- Red Empty Re: Os impactos da tecnologia na medicina- Red

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos