PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Precisamos de cursinhos?

+2
Hayzel Sh
MalcolnMed
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Convidado Dom 27 Maio 2018, 17:13

Muitos questionam ser ruim a educação brasileira, mas é exatamente aí o cerne do problema, todos esperam que o Estado dê uma educação excelente a todos, mas na verdade quem precisa ir atrás da educação é o aluno e não o Estado, é muito ingênuo achar que governos demagogos irão querer a população mais inteligente e produzindo mais riquezas sendo que seus votos são obtidos através das migalhas que eles dão a essa população sem conhecimento.

Sabendo isso, falta uma orientação a todos os alunos para quais livros estudar, já que o material usado nesses colégios não dá nem pra passar nem no vestibular mais fácil do Brasil, uma prova disso é chegar em qualquer colégio e perguntar a todos os alunos se conhecem a coleção Fundamentos de Matemática Elementar, provavelmente nenhum conhecerá. Por isso é uma grande desinformação esse papo de pirataria, essa caça às bruxas contra a pirataria é que impede alunos de todas as classes irem atrás do conhecimento, pois pense bem, você acha que os alunos que tem uma família que mal consegue um salário mínimo terá condição de comprar uma coleção de 11 livros que cada um custa cerca de 180 reais? Eu posso afirmar que não teria nem 5% do conhecimento que tenho se não fosse os livros em PDF. Aliás esse nome de pirataria é uma farsa, o conhecimento sempre cresceu em um ambiente de compartilhamento de conhecimento, tanto é que a Biblioteca de Alexandria antes de você entrar nela tinha que dar um livro para eles copiarem a mão só aí te devolviam o livro original. E ela foi um dos lugares que mais produziu conhecimento na história.

Tendo sites como o SouExatas para ter o livro que quiser é impossível alguém ter a coragem de falar que não passa nas melhores universidades(ITA, IME, USP) por causa da sua posição social. Muitos vem com esse papo que não podem pagar cursinho, e eu falo o seguinte: cursinho é o pior ambiente que um aluno pode estar, acontece tudo no cursinho, menos o estudo sério de um aluno autodidata. A existência de cursinhos é a maior prova que a educação brasileira é uma falha. Acha o contrário? Então duvido que você tenha coragem de dizer que um aluno de cursinho é superior em matemática a um aluno que finalizou a coleção Fundamentos de Matemática Elementar, já que o cursinho o único foco é o simples propósito de passar em uma prova, por isso suas apostilas são tão mal-feitas e resumidas, já no estudo autodidata é como se fosse uma tarefa sagrada em absorver todo o conteúdo detalhado dos grandes livros, que ao finalizá-los dá pra ter a convicção que esse conhecimento você levará até a morte, em contrapartida no cursinho o conhecimento é dado e no ano seguinte à aprovação é esquecido. Outra coisa muito importante: Os alunos auto-didatas conseguem muito melhor desempenho na universidade que os de cursinho, já que o auto-didata corre atrás do conhecimento, e não recebe tudo de graça de um professor piadista. Quando você estuda sozinho você está usando o próprio livro que é usado para fazer as provas e os livros de cursinho, e quando você faz cursinho você está estudando uma cópia mal feita desses livros. Teria coragem de desafiar alguém na matemática que finalizou Lidski sendo que você finalizou algumas apostilas do Poliedro?

Há alguns dias vi um cara falar que só dá para aprender Cálculo I com a ajuda de professor, e eu entretanto afirmo: Você pode aprender tudo sozinho, até mesmo pode aprender a fabricar uma bomba nuclear sem nem sair do seu quarto. Já perguntei a vários estudantes do ITA e do IME que afirmaram com convicção: Qualquer aluno sozinho pode chegar ao nível de um aluno IME/ITA/USP, basta uma boa orientação a quais livros usar, mas isso já temos com esses grandes fóruns de estudo.

Atualização:

Um vídeo que complementa o que falei antes.


Última edição por humano em Dom 27 Maio 2018, 18:29, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por MalcolnMed Dom 27 Maio 2018, 17:50

humano escreveu: A existência de cursinhos é a maior prova que a educação brasileira é uma falha. Acha o contrário? Então duvido que você tenha coragem de dizer que um aluno de cursinho é superior em matemática a um aluno que finalizou a coleção Fundamentos de Matemática Elementar

Toda generalização é burra.

Poliedro é onde sai a maioria dos estudantes do ITA. Você acha que eles apenas fazem as apostilas e não usam o FME? Eu fiz Objetivo, que é inferior, e terminei Atkins. Há alunos ruins seja estudando no cursinho ou em casa, há alunos bons estudando no cursinho ou em casa..

E, com certeza, quem tem dinheiro para pagar um Poliedro, sai muito à frente de quem estuda em uma escola pública, aquele aluno que precisa ajudar seus pais trabalhando ou cuidando dos irmãos por exemplo. Não há como falar em meritocracia no Brasil!
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Hayzel Sh Dom 27 Maio 2018, 17:53

Eu discordo sobre a parte do cursinho. Se não fossem as aulas do cursinho, eu teria uma dificuldade enorme, por exemplo, de ter lido e entendido boa parte do Amabis, em biologia. Boa parte dos meus estudos pelo Tópicos de Física, também, seria bem mais difícil sem ter tido as aulas do cursinho. O mesmo vale para livros universitários. Consigo avançar bem mais rápido nesses livros justamente pelas aulas do cursinho. Penso que com um auxílio fica bem mais fácil avançar nos assuntos.

Além disso, não penso que basta a qualquer classe social estudar sozinha com livros e com boa orientação para ter sucesso acadêmico. Há de se levar em conta uma série de fatores: se o entorno onde a pessoa mora é seguro, propício para estudar e confortável; possíveis problemas familiares ou psicológicos; se a pessoa precisa dispender parte do tempo trabalhando; qual é a concepção da pessoa a respeito da importância dos estudos em geral; se sua formação desde pequena deu importância aos estudos e às ciências; até mesmo se essa pessoa tem dinheiro para lazer/transporte/moradia, direitos sociais no geral. Há inúmeros fatores que interferem de forma decisiva no sucesso acadêmico de alguém. Não basta dar todos os livros físicos necessários a um aluno pobre, psicológica e financeiramente debilitado, bem como o auxílio de um aluno extremamente experiente do ITA sobre como estudar esses livros, se não forem resolvidos vários outros problemas periféricos.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 25
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Convidado Dom 27 Maio 2018, 17:57

O número de estudantes do ITA que estudaram em casa só aumenta a cada ano, o cursinho é uma máfia em que a informação dada só fica lá dentro e tudo que está fora fica sem saber nada. Se os cursinhos tivessem o mínimo de moralidade gravariam todas as aulas e botariam no Youtube. Mas como só o dinheiro importa, só quem tem 1000 reais pra pagar pode entrar nesse lugar.

Vídeo que prova que as apostilas são lixo perto dos livros:


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Convidado Dom 27 Maio 2018, 18:06

Hayzel Sh

Por isso que eu escrevi sobre a farsa da pirataria, Usando Amabis e Sônia Lopes para Biologia, as partes confusas de um são complementadas no outro, o mesmo vale para usar Física Clássica junto com Tópicos de Física, as aulas do cursinho são desprezíveis depois da chegada dos fóruns que temos que tiram todas as nossas dúvidas.

Esses problemas como segurança são periféricos ao discutido aqui, isso só será resolvido com a valorização da força policial que só é desprezada pela esquerda, a demonização do bandido, além do armamento da população de bem.

Essa divulgação de Ciência que você falou devia ser feita pelos próprios membros do fórum, a partir do Facebook divulgando os fóruns e elaborando planos de livros para serem estudados, claro usando e abusando dos PDFs, já que não tem chance de alunos de colégio público comprarem esses livros.


Última edição por humano em Dom 27 Maio 2018, 18:15, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Sr. Anônimo Dom 27 Maio 2018, 18:06

O cursinho serve mais como um suporte para os estudos, não garante aprovação, mas ajuda nessa empreitada. Isto é fato.

Sr. Anônimo
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/05/2018
Idade : 24
Localização : Petrolina-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Convidado Dom 27 Maio 2018, 18:24

MalcolnMed, já que você não valoriza a meritocracia a única cura que posso  te dar é o vídeo abaixo, se não mudar de opinião depois disso não há salvação para você.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Elom Binn Dom 27 Maio 2018, 18:47

Outra discussão inútil que não leva a lugar nenhum.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 36
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Convidado Dom 27 Maio 2018, 18:49

Elom Binn, e esse seu comentário leva aonde?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Matheus Tsilva Dom 27 Maio 2018, 18:54

Po ,
Tu veio pra esse fórum trolar só pode
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1158
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 24
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos de cursinhos? Empty Re: Precisamos de cursinhos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos