PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polialelia/ Alelos Múltiplos

2 participantes

Ir para baixo

Polialelia/ Alelos Múltiplos Empty Polialelia/ Alelos Múltiplos

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 23 maio 2018, 16:22

Coelhos podem ter quatro tipos de pelagem: chinchila, himalaia, aguti e albina,  resultantes das combinações de quatro diferentes alelos de um mesmo loco. Num experimento, animais com diferentes fenótipos foram cruzados várias vezes. Os resultados, expressos em número de descendentes, constam na tabela a seguir. Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for utilizado para a obtenção de filhotes com o progenitor chinchila do cruzamento 4, que proporção de descendentes poderemos prever? 

Polialelia/ Alelos Múltiplos Chch10

a) 1 aguti: 1 chinchila. 
b) 1 aguti: 1 himalaia. 
c) 9 aguti: 3 himalaia: 3 chinchila: 1 albino. 
d) 2 aguti: 1 chinchila: 1 himalaia. 
e) 3 aguti: 1 chinchila 

Eu me deparo com essa questão há alguns anos já, e é sempre a mesma dificuldade: lembrar a relação de dominância entre esses alelos, sem ter que decorar (pois prefiro entender em cada exercício, já que as vezes pode ser diferente um exercício do outro).
Na minha apostila, tem essa relação: aguti C > chinchila Cch > himalaia Ch > albino c
Sobre os genótipos de dominância, eu não tenho dúvida, por exemplo, sei que Cc será aguti, CchCh será chinchila, etc. Minha dúvida é: tem como resolver essa questão só observando o quadro, sem ter que decorar essa relação de dominância??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Polialelia/ Alelos Múltiplos Empty Re: Polialelia/ Alelos Múltiplos

Mensagem por GranTorino Dom 17 Jun 2018, 05:35

Oi, Liliana! 

Recentemente eu resolvi essa questão. Segue a resolução abaixo, por favor:

Vamos fazer as seguintes legendas para alelos e demais expressões:

AG = Aguti
ch
 = Chinchila
hi 
= Himalaia
a
 = Albino
X, Y e Z = Alelo indeterminado durante aquele momento

Cruzamento 1:

        a         a
Ag   AGa    AGa

X     Xa       Xa
    
OBS: Devemos notar que a proporção da prole resultou em cerca de 50% de coelhos himalaia e 50% de coelhos Agutis. Logo, podemos afirmar que, certamente, o alelo X em questão é o hi. Ou seja, o genótipo do Aguti progenitor desse cruzamento é AGhi.

Cruzamento 4:

          ch          Z
Ag    AGch      AGZ

Y       chY        chZ

OBS: Note que o quadro nos informa de que a proporção de descendentes é de 50% de coelhos Agutis, 25% de coelhos chinchila e 25% de coelhos himalaia. 

Aqui, gostaria de que prestássemos bastante atenção; quais seriam os alelos Z e Y? 

Caso não estejamos acostumados, deveremos analisar caso a caso para que as hipóteses sejam descartadas.


*Nenhum deles poderia ser AG. Nota-se no quadro a dominância que esse alelo possui, de maneira que, quando presente em algum dos genes progenitores, garante a expressividade de no mínimo 50% à sua prole.

*Nenhum deles poderá ser a. Além do quadro nos informar sobre a recessividade desse alelo diante dos alelos ch e AG, devemos ter a noção de que isso seria impossível, pois impossibilitaria a proporção de 50%:25%:25% esperada - como informada anteriormente.

*Ambos não poderiam ser ch pelo mesmo motivo de quebrar a possibilidade da probabilidade informada na tabela.

Dessa forma, resta-nos somente dizer que tanto Y quanto Z são iguais e pertencentes ao alelo hi. Vamos confirmar isso!

             ch         hi
AG       AGch    AGhi

hi         chhi      hihi


OBS: Temos, portanto, a seguinte proporção fenotípica:

2AG:1ch:1hi

Cruzamento progenitores 1 x 4 (referentes ao genótipos que o exercício pede):

            ch          hi
Ag      AGch      AGhi

hi       chhi        hihi

É a mesma proporção, isto é, 2AG:1ch:1hi


RESPOSTA: D

Note, simplesmente não precisamos ter decorado nenhuma relação de dominância.

O que eu vejo, geralmente, é a informação de dominância aparecer nos exercícios apenas quando eles são dissertativos.

Lembre-se de que você pode me informar sobre qualquer erro meu cometido, ou sobre alguma coisa que eu não tenha deixado claro. Vlw! 

eu sei que ficou meio bagunçado ;-; mas espero ter ajudado com pelo menos 0,000000000...1%
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos