PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre Limites

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre Limites Empty Dúvidas sobre Limites

Mensagem por blue lock Qua 16 maio 2018, 23:18

Olá, espero não estar descumprindo nenhuma regra. Não quero resolver uma questão propriamente, mas sim elucidar algumas dúvidas sobre meu estudo recente, por isso peço desculpas se minha dúvida parecer trivial.

1)
 Dúvidas sobre Limites Gif

Pq é possível tirar o "m" e o "k" para fora?

2) lim x-> 0 de (3x^2 tan(7/x))/2x+1

Bom, vamos lá. Esse limite dá zero. O comando da questão pediu que fosse resolvido por teorema do confronto, aí surge minha dúvida. Com seno e cosseno é "fácil" por sabermos a imagem com seus extremos, porém com a tangente como procedo? Foi o que pensei. Meu professor estava com um pouco de pressa, mas sugeriu que eu imaginasse o círculo trigonométrico e marcou um comprimento x de arco no primeiro quadrante. E, obviamente, percebe-se que tg(x) > x. Mas ele disse que 7/x como vai para o infinito, seria como dizer que o arco deu MUUUUITAS voltas, dessa forma: 7/x > tg(7/x)

Depois completou com 7/x > tg(7/x) > 0
e assim obteve a resposta do limite. Isso ainda está um pouco nebuloso na minha cabeça, eu compreendi a ideia, mas não totalmente convencido, gostaria que pudessem me explicar.

3) lim x-> 0 de (5x)/Ln(2x)

Eu consigo resolver o limite sabendo o gráfico padrão de Ln(x), porém como devo pensar através do teorema do confronto?
blue lock
blue lock
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Limites Empty Re: Dúvidas sobre Limites

Mensagem por Elcioschin Qui 17 maio 2018, 00:29

Não está certa a solução do primeiro:

sen(m.x) ..... sen(m.x)/m.x ....... sen(m.x)/m.x ........ sen(m.x)/m.x ........ m ..... sen(m.x)/m.x
----------- = ------------------ = -------------------- = ---------------------- = ---- x -----------------
.sen(k.x) ..... sen(k.x)/m.x ...... k.sen(k.x)/k.m.x ... (k/m).sen(k.x)/k.x ..... k ...... sen(k.x)/k.x

Os limites do numerador e denominador são notáveis e tem valor 1 ---> Solução m/k
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por blue lock Qui 17 maio 2018, 17:44

Obrigado Mestre

Possui alguma sugestão para minha dúvida 2)?
blue lock
blue lock
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo