Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meiose - Triploidia

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Meiose - Triploidia

Mensagem por GranTorino Sab 12 Maio 2018, 22:28

(Pucrj 2015) A banana cultivada (Musa x paradisíaca) é um caso típico de partenocarpia, ou seja, de formação de frutos sem que ocorra fecundação. Isso acontece por se tratar de uma planta triploide: as sementes não são formadas porque os gametas apresentam anormalidades no número de cromossomos. Em qual fase ocorre a distribuição anormal dos cromossomos?

a) Meiose I
b) Meiose II
c) Fase S da interfase da mitose
d) Fertilização da oosfera
e) Germinação do grão de pólen e formação dos gametas masculinos 

RESPOSTA: A 

Apesar de eu ter acertado eu fiquei com dúvida. Eu assisti a um vídeo no youtube sobre triploidia da Síndrome de Down, mas ele indica que a anomalia ocorre na meiose II. O que estou errando para pensar dessa forma? 
Link do vídeo:  

Última edição por GranTorino em Sab 12 Maio 2018, 23:47, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Gemma Galgani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Meiose - Triploidia

Mensagem por Hayzel Sh Sab 12 Maio 2018, 23:28

Não se usa o termo triploidia (isso ocorre se houvesse uma terceira cópia para todos os cromossomos) para síndrome de Down, e sim aneuploidia do tipo trissomia, ou seja, um dos pares de homólogos tem um cromossomo a mais. A anomalia pode ocorrer tanto na meiose I como na meiose II; acho que no vídeo ele fala da meiose II porque é mais comum.

Na figura da esquerda, ocorre a não disjunção das cromátides irmãs na anáfase 2, ao passo que, na da direita, ocorre a não disjunção dos cromossomos homólogos na anáfase 1. Perceba que ambos os casos podem gerar células com Síndrome de Down; a diferença é que o segundo caso (figura da direita) é mais grave, pois gera mais células defeituosas.
Meiose - Triploidia CR6z89a
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Gemma Galgani Qua 07 Jul 2021, 16:04

se fosse separação dos cromossomos era meiose 1  e se fosse da cromátide é meiose 2
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo