Era vargas

Ir em baixo

Era vargas

Mensagem por malu_paiva2018 em Qui 10 Maio 2018, 22:51

Considere as seguintes afirmativas sobre a legislação trabalhista implantada no Brasil a partir de 1930. 
I Conjunto de leis que concedia determinados direitos aos trabalhadores, como jornada de oito horas de trabalho, aposentadoria, descanso remunerado, férias, etc. Até então, esses direitos tinham sido objeto de muitas lutas no Brasil.
 II Getúlio Vargas, ao chegar ao poder, abraçou a causa dos trabalhadores e apresentou a legislação social como uma dádiva, um ato de generosidade, pelo qual o governo brasileiro outorgou os direitos trabalhistas ao povo. 
III Lindolfo Collor, primeiro ministro do Trabalho, foi o organizador dessa legislação, definindo a estruturação sindical corporativista e vinculada ao Estado. Queria que os sindicatos fossem “amortecedores” da luta de classes. 


pq a III está correta???
avatar
malu_paiva2018
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 29/03/2018
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Era vargas

Mensagem por Aluna59 em Sex 11 Maio 2018, 17:53

Olá,

essa afirmativa baseia-se no sindicalismo da Era Vargas, conhecido como Sindicato Pelego. Nesse contexto, o sindicato não era uma base autônoma (nem greves eram permitidas), ele estava submetido ao Estado, assim as "promoções e reformas" oferecidas por Vargas eram antes articuladas com os próprios patrões, de modo a atender a ambos setores.
veja:  termo “pelego”: pelego é um pano que se coloca sobre o cavalo, embaixo da sela, amaciando o contato dessa com o animal.
avatar
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 20
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum