PUC SP - Revoluções Francesas

Ir em baixo

PUC SP - Revoluções Francesas

Mensagem por Liss Collins em Seg 23 Abr 2018, 20:51

O fragmento a seguir estabelece uma relação entre a Revolução Francesa, de 1789, e a Revolução Russa, de 1917.
"Para os socialistas da segunda metade do XIX (…) a Revolução francesa é portadora de uma esperança que tem um nome, mas não possui ainda um rosto. Tudo muda com 1917. A partir de então a Revolução socialista possui um rosto: a Revolução francesa deixa de ser a matriz a partir da qual pode e deve elaborar-se uma outra revolução libertadora."
Furet, F. Ensaios sobre a Revolução Francesa, Lisboa, A Regra do Jogo, 1978, p. 138.

Essa relação é possível, entre outros fatores, pois:
a) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para além de suas fronteiras.
b) as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadas propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmente transformadores.
c) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa foi dirigida pelos sans-culottes e a Russa pelos bolcheviques.
d) as duas revoluções manifestaram caráter exclusivamente político, sendo ambas portadoras de propostas liberais e socialistas.
e) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve caráter burguês e a Russa aristocrática.

Spoiler:
B


Eu fiquei confusa na letra A.
Para mim eu pensei que de certa forma a Revolução Francesa influenciaria a Revolução Russa. Todavia, ainda penso que a parte equivocada seja essa apenas: "mas a Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para além de suas fronteiras."
Seria isso que invalidaria a letra A? Uma vez que a repercussão da Revolução Francesa fora internacional?
Agradeço desde já!
avatar
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 348
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 19
Localização : BR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PUC SP - Revoluções Francesas

Mensagem por Leonardo Bittencourt em Seg 23 Abr 2018, 21:30

Acredito que seja exatamente isso que invalide a alternativa (A). A Revolução Francesa teve muitas implicâncias internacionais, a mais clara delas foi a Primavera dos Povos, onde os ideais libertários espalharam-se por toda a Europa. Caso você ainda não tenha estudado esse assunto, dá uma pesquisada rápida que já fica bem claro essa influência da Revolução Francesa.  Very Happy

Leonardo Bittencourt
iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 07/04/2017
Idade : 17
Localização : Curitiba - Paraná

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PUC SP - Revoluções Francesas

Mensagem por Pedro Celso Silva em Seg 23 Abr 2018, 23:08

A Letra A não pode ser porque a Revolução Francesa teve repercussão internacional. Foi montada uma Coligação para derrotar Napoleão.A nossa Conjuração Baiana de 1798 foi baseada na Revolução Francesa.
Acontece que, a Rússia até 1917 era feudal. O país praticamente era um feudo e muito pouco do que acontecia lá fora,chegava à Rússia. Talvez por isso,o povo russo passava fome,enquanto o Czar e sua família moravam num Palácio todo ornamentado,cheio de ouro,comia do bom e do melhor... Os russos só se levantaram depois que perderam a guerra em 1905 pro Japão e uma manifestação foi esmagada por tropas russas. O povo,enfurecido se manifestou. Saiu da Primeira Guerra,e em 1922,a União Soviética começou a ser o que o resto da Europa já era desde 1850 (indústrias).
Foi a partir dali que começou a Política do Cordão Sanitário e etc,mostrando que a Rev Russa também teve repercussão internacional
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 373
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PUC SP - Revoluções Francesas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum