Movimento Oscilatório

Ir em baixo

Movimento Oscilatório

Mensagem por Huygens em Seg Abr 16 2018, 01:25

A  figura  ilustra  um  arranjo  em  que  o  elástico E se encontra preso, pelas extremidades, a dois suportes S, distantes  um  do  outro  pela  distância  h,  em  frente  à  fonte de luz F. Se o elástico oscilar, ao ser puxado pelo seu ponto médio, na direção x, é possível, em algumas circunstâncias, observar o elástico movendo-se em câmera lenta.



Considerando o arranjo acima e suas propriedades ondulatórias, bem como o fenômeno de câmera lenta, julgue os itens a seguir.

1 - Se dois elásticos posicionados perpendicularmente um ao outro forem presos, um no outro pelos seus pontos médios, em um ponto P,  e  este  ponto  for  deslocado  da  posição  de  equilíbrio elástico, então o movimento do ponto P irá  gerar  uma  figura fechada se a razão entre as constantes de elasticidade dos dois elásticos for um número racional.

2 - Para se aumentar a frequência de oscilação do elástico, pode-se aumentar a separação h entre os suportes S, desde que, com esse aumento, estique-se o elástico sem deformá-lo definitivamente. 

3 -  Se a frequência da luz for ligeiramente maior que a frequência de oscilação do elástico, então um observador verá o elástico movendo-se em câmara lenta.



Gabarito: 1 - E; 2 - C; 3 - C.
avatar
Huygens
iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 31/10/2014
Idade : 20
Localização : brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum