ITA - Adjetivos

Ir em baixo

ITA - Adjetivos

Mensagem por GranTorino em Seg Abr 16 2018, 00:33

ITA - (ITA-SP) Durante uma Copa do Mundo, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida, porque seguiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação:
"Já vi muito comentarista burro, mas burro comentarista é a primeira vez."
Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão:
Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorre:

A) obra grandiosa
B) jovem estudante
C) brasileiro trabalhador
D) velho chinês
E) fanático religioso

RESPOSTA: A

Olá, eu gostaria de saber porquê ser a letra A a correta e por que não poderia ser as letras C e D? 

Grato por sua divina!
GranTorino
Jedi
Jedi

Re: ITA - Adjetivos

Mensagem por PedroX em Seg Abr 16 2018, 01:10

A questão parecia estranha e realmente faltava uma parte do enunciado, que adicionei depois de pesquisar.

Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorre:

Por isso é a alternativa A. Nela, obra é substantivo e grandiosa é adjetivo não importando a ordem. Nas outras, o substantivo é o que for colocado primeiro.

Podemos ter um jovem (substantivo) que é estudante (adjetivo) ou um estudante (substantivo) que é jovem (adjetivo) e assim por diante, exceto na A, onde é sempre a obra (substantivo) que é grandiosa (adjetivo).

Sempre me lembro da ironia de "defunto autor" x "autor defunto" do livro de Brás Cubas nesses casos.

Obs: A pergunta acima é mostrada a todo usuário que veja minhas mensagens. Não entender como pessoal.
PedroX
Monitor
Monitor

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: