Quem é o ser de que Parmênides fala?

Ir em baixo

Quem é o ser de que Parmênides fala?

Mensagem por GranTorino em Sex Abr 13 2018, 00:55

Quem é o ser de que Parmênides fala? Eu não consigo imaginar nada que possa ser alguma coisa tendo as características que definem um ser para Parmênides. 
Parmênides diz que o pensamento é um ser, mas o pensamento não pode variar? Parmênides diz que o ser é imóvel e indivisível. As características de um ser definidas por ele, parecem-me mais com as de um não-ser, apesar dele mesmo falar que todo não-ser não é.

Tem algo concreto de exemplo? Chega a ser muito mais plausível o pensamento de Heráclito do que o de Parmênides para mim.

Obrigado por lançar-me à luz!!!

GranTorino
Padawan
Padawan

Re: Quem é o ser de que Parmênides fala?

Mensagem por PedroX em Sab Abr 14 2018, 00:53

Para Parmênides, o que existe é o que pode ser pensado. O nada não existe e não pode ser pensado. Se você pode pensar em certa coisa, essa coisa existe. Você não pode pensar em coisas que não existem.

Basicamente, todo ser é imutável e sempre existiu. As mudanças são vistas pelos sentidos enganosos, mas a razão deve prevalecer.

Não é que o pensamento seja um ser, mas o pensamento mostra coisas que são (existem) porque, sendo elas pensadas, elas existem. Não existem coisas que não existem, e assim jamais você poderia pensar nelas.
PedroX
Monitor
Monitor

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: