Crise do Antigo Sistema Colonial

Ir em baixo

Crise do Antigo Sistema Colonial

Mensagem por Liliana Rodrigues em Sab Mar 31 2018, 16:26

A crise do Antigo Sistema Colonial (final do século XVIII) pode ser caracterizada através de um conjunto de fatos abaixo relacionados, com EXCEÇÃO de um. Assinale-o.

a) As pressões da França industrializada, a cobiça norte-americana sobre os mercados latinos-americanos e o avanço do liberalismo nos países ibéricos.

b) A Revolução Industrial Inglesa, a crítica liberal às práticas mercantilistas e a invasão napoleônica na Península Ibérica.

c) O descontentamento dos colonos com a política econômica e fiscal metropolitana e a difusão da ideia de “revolução” entre as elites coloniais.

d) As tentativas de redefinir o Sistema, de modo a atender às críticas dos colonos, mas sem abrir mão do “exclusivo”.

e) As pressões inglesas sobre as metrópoles ibéricas, o apoio da Inglaterra aos movimentos sileiros, os únicos responsáveis pela crise do Antigo Regime e do Sistema Colonial.

Pensei que a resposta fosse a e), pois achei errado falar que aqueles foram os únicos responsáveis pela crise do sistema colonial.
Pesquisando essa questão na internet, eu vi que a alternativa e) foi, na verdade, modificada, e que não era essa a alternativa original.
Mas de qualquer forma, a a) não está correta??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1714
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise do Antigo Sistema Colonial

Mensagem por Pedro Celso Silva em Sab Mar 31 2018, 22:16

A questão fala no final do século 18,ou seja... final de 1700. No final de 1700,a França ainda vivia o período da Revolução Francesa. O país,até 1800 ainda estava destruído ou desorganizado devido à guerra civil ou período do Terror. Tanto é que,a França só se industrializou depois disso. A França tinha uma indústria frágil e incipiente. Queria concorrer com a já avançada Inglaterra. 
Decretou o Bloqueio Continental,para nenhum país comercializar com a Inglaterra e ofereceu suas indústrias e produtos à toda Europa. A Rússia, país mais populoso da Europa na época,precisava de muitos produtos. A França não era capaz de provê-la com eficiência. A Rússia,pelo fato de russos passarem fome e não conseguirem os produtos,começou a comercializar com a Inglaterra,e Napoleão,em punição invadiu. Portugal não podia parar de comercializar com a Inglaterra por estar super endividado. Portanto  pressões de França industrializada ainda não.
Os Americanos sim,pressionavam os países latinos a terem sua independência para fazer valer a Doutrina Monroe de América para os americanos.  E também faturar uma grana de cada país como mercado consumidor.
O Avanço do Liberalismo em países ibéricos faz sentido,mas mais tarde. Ali antes de 1808, Portugal foi invadido porque rompeu com o Bloqueio Continental. A França trouxe consigo,o que já tinha decretado,que era o Liberalismo. A Santa Aliança (que no futuro,seriam os países vencedores e que iriam impôr o Congresso de Viena de 1815) era composta por países absolutistas inimigos dos franceses: Inglaterra(que na real,não era), Áustria, Prússia e Rússia. Eram totalmente contra o liberalismo francês,porque se essa ideia chegasse aos seus países,eles perderiam poder e a sua Monarquia Absolutista acabaria.
avatar
Pedro Celso Silva
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 193
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise do Antigo Sistema Colonial

Mensagem por Liliana Rodrigues em Dom Abr 01 2018, 21:36

Obrigada!!!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1714
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise do Antigo Sistema Colonial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum