PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terceira Revolução Industrial

2 participantes

Ir para baixo

Terceira Revolução Industrial Empty Terceira Revolução Industrial

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 29 Mar 2018, 09:28

Na segunda metade do século XX ocorreram grandes avanços tecnológicos que tornaram este período conhecido como a Terceira Revolução Industrial. Neste contexto, destaca-se

(A) o uso do petróleo e da energia elétrica como fontes de energia, ampliando as possibilidades para a produção de manufaturas.

(B) a produção no sistema fordista, caracterizado pela hierarquização do trabalho na linha de montagem.

(C) o aumento da produtividade, permitido pelo incremento nas lógicas de gestão produtiva e no maquinário pesado movido a vapor.

(D) a regulação do mercado pela lei da oferta e da procura, garantido pela mobilidade e divulgação de novos produtos.

(E) a flexibilização do capital e da produção, possibilitando a expansão das empresas transnacionais.

Em um primeiro momento, eu até tinha marcado a E), mas depois analisei melhor e acabei marcando a D).
Não é errado falar em flexibilização do capital? A flexibilização não está ligada à ideia de "não acúmulo"? Por exemplo, no modelo Toyotista, tem a acumulação flexível de matérias-primas, que é justamente a não estocagem, usar o mais rápido possível. E atualmente, a gente sabe que há muito acúmulo/"estocagem" de dinheiro/capital, principalmente nas grandes empresas, indústrias... E outra, a expansão de empresas transnacionais já não era possível desde antes da Terceira Revolução Industrial?

Eu marquei a D) porque realmente, o mercado atual é baseado na lei da oferta e da procura, e o marketing faz grande parte disso... Por que ela está errada??

Agradeço desde já!  (=

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terceira Revolução Industrial Empty Re: Terceira Revolução Industrial

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 30 Mar 2018, 00:05

Flexibilização no dicionário da globalização é o mesmo que desconcentração.  Durante a Primeira Revolução Industrial, tínhamos um modelo fordista. A Produção era em linhas de montagem, concentradas em 1 cidade. A Fábrica era sempre próxima à da área produtora de matérias primas. A Empresa criava uma infraestrutura de transportes para a mão de obra chegar e então produzir.
A Cidade que Henry Ford construiu no Pará era dentro da Floresta onde se produzia o látex para poder fabricar o pneu dos carros,bem como minério de ferro e bauxita para fazer a carroceria e componentes mecânicos... A Fábrica estocava matérias primas dentro dela,dominando os meios de produção e então montando.
Na terceira revolução industrial,temos uma dispersão da produção. Por exemplo:A Toyota possui 4 fábricas no Brasil: Sorocaba,Indaiatuba,Porto Feliz e São Bernardo do Campo,todas em São Paulo.A última foi a primeira a ser construída.A Fábrica de Porto Feliz não produz carros. Porto Feliz a fábrica produz motores dos carros.Embreagem e câmbios.A Fábrica de São Bernardo do Campo produz chassis,carroceria e outras peças mecânicas. A Fábrica de Indaiatuba recebe os componentes,e definitivamente, monta o carro.E a de Sorocaba faz outro modelo de carro.
Flexibilização do trabalho seria tipo uma universalização. Tipo:o operário não faz mais coisas brilhantes...Não é tãããooo qualificado e nem faz mais mil atividades na sua jornada de trabalho. O Brasil é um país considerado emergente no mundo.Comprar tecnologia aqui é caro,e produzir mais ainda. Os carros que vem ao Brasil serem fabricados,e então vendidos geralmente não são tão tecnológicos porque sabe-se que,com o Risco Brasil,a chance é grande que o brasileiro não saiba mexer com isso.Carros importados são muito tecnológicos,e pelo fato de ter muita mão de obra não tão qualificada,não ter muita gente que saiba consertar isso e ainda,ser caro comprar lá fora pra substituir fazem a manutenção ficar cara.
Isso não só vale para carros,mas para qualquer produto.
Celulares por exemplo:para desenvolvê-lo,a mão de obra é qualificadíssima. Os criadores do IPhone e da Samsung,trabalham respectivamente nos EUA e na Coréia do Sul...os montadores são mãos de obra baratas na China e Vietnã. Flexibilização é isso...pra ter e comprar(e montar) IPhone você não é obrigado a morar nos EUA(Uma lógica que só quem projeta o produto sabe montá-lo, sabe?)
Não pode ser a D porque a Lei da Oferta e da Procura foi criada em 1700 e poucos,num dos conceitos do capitalismo de Adam Smith

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Terceira Revolução Industrial Empty Re: Terceira Revolução Industrial

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 30 Mar 2018, 20:57

Nossa, você sabe bastante sobre hein
Muito obrigada!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Terceira Revolução Industrial Empty Re: Terceira Revolução Industrial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos