PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Preservação do espaço público

4 participantes

Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por Sarti Dom 18 Mar 2018, 22:40

Olá! Redação é bastante difícil para mim, mesmo assim peço que não pensem duas vezes antes de "descer o sarrafo"!!
Desde já agradeço, muito obrigado!

Estou colocando como imagem o tema e a minha dissertação para que seja possível avaliar qualquer aspecto.

Redação - Preservação do espaço público _2018010

Redação - Preservação do espaço público _2018011
Sarti
Sarti
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/03/2018
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Re: Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por RenanMoraes Qua 21 Mar 2018, 00:43

Olá Sarti.
Algumas observações em relação ao seu texto:
- Não existe parágrafo de um só período(letra maiúscula até o ponto final). Portanto, estude 'como estruturar um parágrafo'.
- Entenda o que significa 'tópico frasal'
- Relacione sua argumentação com várias áreas do saber(geografia,história,filosofia).
- Procure por 'paralelismo'
- Estude Coerência e Coesão (Use elementos coesivos)
- Procure por 'como elaborar uma proposta de intervenção'
- Aprenda a 'como elaborar uma tese'

Após estudar esses conceitos que eu escrevi, volte com a redação refeita.
Nota: Assista as vídeos aulas de redação no youtube e, no google, veja as redações nota máxima do Enem.
RenanMoraes
RenanMoraes
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/03/2014
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Re: Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por Sarti Dom 25 Mar 2018, 19:39

Boa noite! Perdão pela demora.

Segue a imagem da redação reescrita.

Redação - Preservação do espaço público Redayy10

A qualidade da imagem não está tão boa como na outra, mas acredito que dê para ler. Qualquer coisa posso mandar o texto digitalizado caso preferir.

Desde já agradeço, obrigado, Renan!
Sarti
Sarti
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/03/2018
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Re: Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por RenanMoraes Seg 26 Mar 2018, 18:05

Introdução
- Houve oralidade em face da repetição de 'se' nos dois períodos iniciais.
- Cuidado com vírgula. Dê uma estudada em 'como usar a vírgula'.
- Quando fizer uma tese, problematize o assunto(Ex: Nesse viés, se a preservação do espaço público assume valor relevante à nação, é no mínimo razoável indagar o porquê de existir a negligência estatal,  como também (..)). Assim, eu aponto o lado ruim do tema, aquilo que merece atenção e resolução.

Desenvolvimento
Autores para esse tema:
-Walter Benjamin, pensador ligado à escola de Frankfurt, defendia a politização da arte; isso quer dizer que, em sua opinião, a arte tem, além de outras, também a função social de emancipar o homem e de questionar o poder vigente.
- Theodor Adorno defendia, em sua teoria da “indústria cultural”, segundo o qual a arte passou a ser instrumento industrial com a finalidade lucrativa.

Veja que as ideias desses autores podem ligar ao tema o qual você está escrevendo



- Ao iniciar um parágrafo, use elementos de coesão(ex: De início, A priori, Em primeira abordagem, etc)
- Reduza o tamanho dos períodos (Período de no máximo 2 linhas)
- Estude o significado de 'Tópico Frasal'

Se possível, da próxima vez, digitalize o texto, assim será mais fácil transmitir a correção para você.
Estude esse itens que eu te passei e, em seguida, faça um novo texto. Abraços.
RenanMoraes
RenanMoraes
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/03/2014
Idade : 43
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Re: Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por Diego A Ter 03 Abr 2018, 16:37

O espaço público não é só o lugar que tem grandes construções, como as calçadas de centros urbanos.
O espaço público não é só o lugar que estão os símbolos onde todos se reúnem para idolatrar a pátria.
O espaço público não é sagrado nem eterno, ou seja, preservar é legal, mas isso não significa que aquilo precise estar alí para sempre.
O uso de objeto público pressupõe o seu desgaste.
O uso do espaço público pressupõe a sua transformação.

Enfim, o espaço público é mutável, finito e de reunião. Contudo, a preservação de características que marcam a IDENTIDADE do local é algo que pode e deve ser preservada.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Re: Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por chapéu de palha Qui 05 Abr 2018, 01:17

Vou te dar alguns pontos que achei interessantes e que podem tirar alguns pontos seus na hora da correção.Deixo claro antes que não tenho qualificação profissional nenhuma para me eleger corretor.

- como o colega já mencionou tem que dar uma olhada no usa das vírgulas.Na introdução tem essa parte assim:
"Partindo disso(,) podemos elencar como.."
"um de questão prática(,)pois a ordem é fundamental para o bom(não precisa) funcionamento da sociedade ,(não precisa) e outro de questão".

-há outras pequenas adequações que da pra ser feitas no texto em geral.
-da pra dar uma melhorada nessa argumentação (desenvolvimento), explicando melhor o seu ponto de vista, achei que você escreveu bastante e pouca coisa foi apresentada.
-lá no parágrafo que tem a ideia das estátuas dava pra explicar melhor que elas foram construídas por determinados motivos: dar ideia de nacionalismo, símbolo de luta, embelezamento e por ai vai.Datas e conhecimento prévio do assunto deixam teu texto mais rico e harmônico.
-ainda é possível enxugar mais o texto
-estudar conjunções,pronomes e pontuação
chapéu de palha
chapéu de palha
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 31
Localização : maceio, alagoas, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Preservação do espaço público Empty Re: Redação - Preservação do espaço público

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos