Aprovado em Física licenciatura: UERJ e UFRJ

Ir em baixo

Aprovado em Física licenciatura: UERJ e UFRJ

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr em Dom Mar 18 2018, 14:43

Bem...
Sei que ultimamente não tenho postado muito, mas quero agradecer a todos que me ajudaram nessa estrada da vida. Não vou mencionar nomes porque não lembro de todo mundo Laughing Mad . Mas vamos lá: Fico pensando eu, em minha vida, já queria ser várias coisas. Pra chegar me Física... Ixi, cara, demorou muito. Lembro que quando eu era criança, queria ser miltar, depois queria ser cantor, engenheiro mecânica, engenheiro químico, aviador da aeronáutica. (Lembro que naquela época eu tava querendo, sem perceber, ser uma coisa que eu não queria). Só no final que eu percebi então saí). Fiquei 5 anos em pré-militar e não conseguia me dedicar aos dois, tanto pré-militar uma coisa que eu queria, e pré-vestibular. Isso de 2011 a 2015 (2014 foi a primeira vez que eu quis vestibular). 2016 não passei, pois eu não sabia de um cursinho que tinha perto de mim, eu tinha feito um bem longe da minha casa.

Bem, o que me motivou a estudar Física, foi que desde criança eu comecei a assistir desenhos e programas de Divulgação Científica. O primeiro contato que eu tive de fato com a ciência, foi em 1998, quando eu tinha dois anos, do falecido Jetix (hoje Disney XD) com um desenho chamado Ciência Travessa, não lembro muito bem dos episódios, mas sempre que o personagem tinha uma ideia, aparecia o cérebro deles com as descargas eletrostáticas no cérebro. Depois de um tempo, comecei a assistir supercâmera e Mythbusters, mas eu não sabia que gostava tanto de Física. Gostava sem perceber.

2015/2016 eu queria estudar Astronomia na UFRJ. Conversei com uns amigos meus e com meu professor de Física, e ele me disse que não era uma boa, e detalhe, era o meu maior sonho, então depois eu queria Engenharia Física na UFSCar (isso pra 2016/ e início de 2017), novamente  depois conversei com meu professor de Física novamente, e ele me contou que é difícil ser engenheiro físico no Brasil, e eu o disse naquela época que eu sabia inglês e ele me disse que isso não era suficiente (Não lembro o motivo de ele ter dito isso, acho que era porque eu precisava saber mais de uma língua, pelo que agora me lembro escrevendo essa postagem). Depois me decidi que eu queria fazer Física, mas tava em dúvida se eu queria bacharelado ou licenciatura. Novamente e novamente, falei com ele. Ele tinha me dito que eu não ficaria desempregado fazendo bacharel porque queria fazer divulgação científica, mas eu fiquei pensando que eu poderia fazer os dois. Abri a internet, pesquisei a grade curricular de Física da UFRJ. Vi que eu gostei mais da de licenciatura, pois tinha tanto Química e Português Instrumental. Então eu me decidi por mim mesmo, farei licenciatura e depois bacharel, eu posso ser tanto professor de colégio de aplicação, como também divulgador científico no futuro. Além disso, eu já tinha feito vestibular e não passado. Pensei em fazer novamente e não continuar desistindo. Pesquisei sobre cursos aqui em Bangu pelo Google assim "cursos pré-vestibular em Bangu" e achei o "Curso Potênci@ Vestibular" Comecei o cursinho, era o melhor daqui de Bangu e eu tinha visto um outdoor perto da minha casa sobre a lista de aprovados. Pensei: 'Ele deve ser muito bom'. Na primeira semana, gostei muito. Na segunda também, os únicos professor que eu não gostei muito e por questões de ética eu não vou citar o nome deles, era um de Biologia da Uerj, que se você perguntasse alguma coisa relacionado a Bioquímica, Biofísica. Ele jogava as responsabilidades dele pra outros professores. Houve um dia que eu perguntei pra ele se ele iria dar ligações dissulfeto, e ele ficou falando: "Isso é Química, não tem nada a ver com Biologia" e isso e aquilo e blablabla  ... Ele sabia único e exclusivamente Biologia. Fui ao Google novamente pra confirmar sobre a matéria, e era interdisciplinar. A outra professora que eu não gostei muito era de Física II, ela dava a matéria, mas sei lá, sem sal. O professor de Física I, que era um engenheiro elétrico, explicava super bem, falava sobre filmes que continham física ou seriados, teve uma vez que ele deu até um exemplo sobre o ventilador, quando ele tava dando movimento circular, no filme da Arlequina, que o cara atirava no ventilador, e tinha um buraco. Nem lembro o motivo de ele ter dado, mas sempre a aula dele empolgava muito. 

Eu só tive dois professores ruins, o de Biologia e a de Física II. 

Mas José, você não contou a época da UERJ, como foi?  do 1º EQ? Minha mãe, por motivos políticos, não queria que eu fizesse a Uerj. Então ela deixou eu fazer as inscrições sozinho e acabei sem querer botando ampla concorrência Idea Neutral SuspectNisso, Eu errei feio, fiz o primeiro exame, acertei 31, era pra ter tirado C, mas acabei tirando D, porque eu marquei duas respostas erradas passando pro gabarito e pra piorar, tinha perdido a isenção,  pig (não adiantava de nada, já tinha colocado ampla concorrência  confused monkey. Mas caiu Star Trek na prova na parte de interdisciplinar e fiquei super feliz rabbit bounce affraid cat pirat cyclops I love you Very Happy Sad Like a Star @ heaven ). Chegou o segundo exame, queria tirar um a, mas acabei tirando D mesmo, e acabou que, novamente, marquei duas erradas no cartão resposta. Bem, chegou à época do Enem, e eu só estudando, tendo pouco tempo pras coisas, como a maioria. Fiz a prova e achava que tinha ido bem, não tirei uma nota de 800 ou 900, mas tirei uma nota razoável.

Hum... Tu tirou nota baixa em Matemática, sim. Não tinha dado tempo de responder as questões e pela primeira vez isso aconteceu. Por isso a nota baixa, se não fosse por isso, teria tirado uma nota próxima ou maior que a de humanas. Isso é pra provar que o Enem não define a inteligência da pessoa. 

Pra falar a verdade, o Enem, como vestibular, poderia reduzir o número de questões, continuar interdisciplinar como está e então iria melhorar. O problema do Enem é: Te faz pensar, mas quer te ver cansado por este pensar demasiado. Depois chegou a Uerj, mas o problema era, CASAMENTO DO MEU IRMÃO UM DIA ANTES DA UERJ Evil or Very Mad What a Face . 2 semanas antes estava tendo as específicas da Uerj que ocorria sábado e fim de semana  e eu estava faltando às específicas pelo meu curso de inglês estar quase no final (agora está no final, último semestre). No dia tinha levado as provas anteriores pra lá (isso, pro casamento! Rolling Eyes Exclamation Question ). Fui à igreja que eles se casaram, depois eu fui lá pra Ilha do Governador. Fiquei aguardando, a festa começou, tentei beber cerveja [gosto de pimenta cherry, se bobeasse, comeria a comida cheio de pimenta (parei com isso kkkkkk) daquelas da jalapenho mesmo lol!]. Começou a festa, tomei dois copos de cerveja, sempre que eu bebia, parecia que eu ia vomitar, e eu tava vendo minha prima tomar cerveja e eu a acompanhava também rsrs. Mas não consegui, fui tomar um coquetel, então um amigo meu de infância (que é amigo do meu irmão mais velho, que era o casamento dele] falou assim pra mim: 'cara, não toma mais álcool, porque isso vai te detonar e você não vai conseguir fazer a prova'. Segui o conselho dele, parei de beber. Ocorrei muito coisa boa. Até meu irmão ficou bêbado kkkkkkkkkkkk lol!  

Bem, não tinha levado minha chave porque meu padrasto tinha dito pra não levar, saí mais cedo de lá. Não tinha a chave, então eu fui com meus primos e meu tio dormir na casa deles. Cheguei lá, não consegui dormir. Tentei mas não consegui. Meus primos saíram de novo assim que chegaram. Chegou de manhã pra eu fazer a prova, tava bem disposto. Chegou a hora da prova, também tava (podia ter tomado café . Esperei, começou a prova, abri as de Matemática e Redação e fui fazendo a té o final  .  Na metade já tava bem cansado por estar acordado desde manhã do outro dia. Pensei (acho que fui bem na prova, mas poderia ter ido melhor , brinks, nem chorei kkkkkkk) Quando chegou o resultado:

Ixi, fui malzão... Nem passar passei, mas quando eu lembrei o que o professor falou bem depois, depois de quando eu fui chamado: 'a relação candidato/vaga é 0,5; então quer dizer, você pode passar e chamar um outro amigo seu pra estudar Física contigo'. E então fiquei felizão, pensei, falta a UFRJ (licenciatura).

Vamos ver a UFRJ. Sisu eu tinha escolhido em primeiro, Física, depois eu tinha botado matemática, e então mudei. Tinha colocado a primeira como Física e a segunda como Ciências Sociais, tava entre os primeiros, 10 de 12. depois fiquei em 25º e depois 26º. Pensei: 'acho que eu vou passar só na 2ª chamado'. Não deu outra, passei na segunda chamada e as aulas começaram na semana passada, dia 12 de março. Fui aprovado.

[Eu em frente ao CCMN (Centro de Ciências Matemáticas e a Natureza), quando fui realizar minha matrícula na UFRJ, Cidade Universitária]

Fiquei muito feliz por ter eu feito duas conquistas, coisa nunca tinha acontecido comigo, coisas que eu mesmo não tinha feito. Eu lembrei que quando a gente nunca desiste, nós conseguimos o nosso objetivo e nós conseguimos trilhar a nossa estrada da vida, como aquela frase: "Quem acredita, sempre alcança" e . Nós conseguimos sempre o que queremos, e lembrei também daquela frase do Buda (Sidarta Gauthama) "Nós somos o que pensamos". Creio que há um pensamento incompleto da parte de Buda, nós não somos apenas aquilo que pensamos, mas aquilo o que sentimos, aquilo o que pensamos além do que pensamos, nós não somos apenas seres que vivem numa rocha espacial no meio do espaço, mas somos também além disso. Somos caniços pensantes que vamos além do céu e da Terra, além do Cosmos, além do que nossos olhos podem ver, seja com a imaginação ou com super telescópios que conseguem ver planetas, estrelas e outros astros. Com estes pensar, nós podemos desbravar o universo para adquirirmos mais conhecimento, usá-lo com muita sabedoria, para estar acima do nosso limitado e ínfimo, também conhecimento, para impactar a minha, a sua, a nossa vida de maneira radiante e próspera, seja por motivos para melhorar nossa vida no âmbito científico ou filosófico, para sempre nós alcançarmos mais e mais e ser o que mais gostamos, assim estarmos tão felizes no nosso pálido ponto azul ou em outro planeta, com o propósito de fazer sempre o que mais gostamos e não o que mais odiamos (Nós já teremos viagens espaciais para Marte em 2023).

Lembram do Laboratório Submarino 2021, quando eu assisti esse desenho futurista, era criança. Como o tempo voa! É isso aí, pessoal. Muito obrigado aos que me ajudaram.

FAÇAM UMA COISA QUE VOCÊS IRÃO GOSTAR NO FUTURO, NÃO PORQUE O SEU PAI OU A SUA MÃE DISSE QUE VOCÊ TEM QUE IR PELO DINHEIRO. MESMO QUE VOCÊ GANHE POUCO, VOCÊ VAI ESTAR FELIZ COM AQUILO QUE GOSTA. NÃO ADIANTA VOCÊ ESTAR NUM EMPREGO DE 8000,10000 OU ACIMA DISSO, E ESTAR SENDO INFELIZ, FAÇA UMA COISA QUE VOCÊ GOSTA, MESMO QUE GANHE POUCO.

Aos que não lembram, eu tinha nicks como José Ricardo, e José deGrasse Tyson Jr. Vida longa e próspera a todos, um bom domingo, uma boa tarde e um forte abraço a todos!

Última edição por Carl Edward Sagan Jr em Dom Mar 18 2018, 19:37, editado 2 vez(es) (Razão : Não tinha falado do motivo de eu querer estudar Física)
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Re: Aprovado em Física licenciatura: UERJ e UFRJ

Mensagem por Willian Honorio em Dom Mar 18 2018, 15:02

Parabéns, Carl! Show de bola.
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagem por Giovana Martins em Dom Mar 18 2018, 15:06

Parabéns, José. A sua história é demais. Que você tenha muito sucesso na sua nova jornada : ).
Giovana Martins
Fera
Fera

Mensagem por Hayzel Sh em Dom Mar 18 2018, 22:07

Meus sinceros parabéns, José!

Se possível, continue participando do fórum, eu sempre gostei muito das suas contribuições!

E espero que você se dê muito bem na sua nova jornada.
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Elcioschin em Dom Mar 18 2018, 22:24

Parabéns José Ricardo

Tudo é fruto do seu esforço pessoal.
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Thanos em Dom Mar 18 2018, 23:39

Bela história, que continue obtendo êxito em sua vida !
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagem por MalcolnMed em Seg Mar 19 2018, 00:10

Parabéns brother, todo sucesso na sua carreira. Você merece!
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por StarWars000 em Seg Mar 19 2018, 19:11

Parabéns pela aprovação!   cheers

StarWars000
Jedi
Jedi

Mensagem por jhhj234 em Ter Mar 20 2018, 09:04

Parabéns,sucesso!