PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atrito - Teoria

4 participantes

Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Atrito - Teoria

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Qua 21 Fev 2018, 19:27

Qual motivo que alguns exercícios sobre força de atrito consideram a força de atrito no sentido do movimento ?

A teoria que acabei de ler :  A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. 

Agradeço a atenção!
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Elcioschin Qua 21 Fev 2018, 19:39

Nunca vi nenhum exercício sobre força de atrito dizendo que que ela tem sentido do movimento. Mostre alguns!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Qua 21 Fev 2018, 20:25

" Um caminhão inicialmente em repouso sobre uma pista plana e horizontal. Na sua carroceria, apoia-se um bloco de massa M. Sendo μ o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria e g o valor da aceleração da gravidade local, determine a máxima intensidade da aceleração que o caminhão pode adquirir sem que o bloco escorregue. "

Daí, em uma parte da resolução , diz assim :

 " É importante notar que a força de atrito tem sentido oposto ao da tendência de escorregamento do bloco, porém o mesmo sentido do movimento do caminhão. "


Ficou meio confuso. Pode explicar melhor ?
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por marcelindo3301 Qua 21 Fev 2018, 20:28

Elcio, eu conheço uma questão que talvez se encaixe no que foi dito pelo Kayo, seria esta aqui:

ITA 2017 - Considere um automóvel com tração dianteira movendo-se aceleradamente para a frente. As rodas dianteiras e traseiras sofrem forças de atrito respectivamente para:
A ( ) frente e frente.
B (x) frente e trás.
C ( ) trás e frente.
D ( ) trás e trás.
E ( ) frente e não sofrem atrito.
marcelindo3301
marcelindo3301
Jedi
Jedi

Mensagens : 369
Data de inscrição : 10/10/2017
Idade : 23
Localização : Gramado, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Euclides Qua 21 Fev 2018, 20:30

O exemplo oferecido pelo colega trata de duas forças de atrito: bloco e caminhão, pneu do caminhão e chão.

Elcioschin escreveu:Nunca vi nenhum exercício sobre força de atrito dizendo que que ela tem sentido do movimento. Mostre alguns!


Na verdade há um único caso, até bem cotidiano, em que a força de atrito não apenas tem o sentido do movimento como igualmente é uma reação motriz.

Trata-se da locomoção de seres ou equipamentos "se moventes", ou seja, que não são movidos por forças externas: automóveis, pessoas, animais, etc.


Atrito - Teoria Fig_2

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Qua 21 Fev 2018, 21:11

Mas no problema que citei, quando o caminhão acelera ( supondo para direita ) , o eixo é girado para direita e a roda vai no sentido horário, pela 3 ° lei de Newton :

Roda empurra o chão e o chão empurra roda.

Mas  caixa está sobre a carroceria ( plana ), quando o caminhão movimentar para direita, a caixa perde o equilíbrio e é deslocada para esquerda ( pensei naqueles exemplos da 1 ° lei de Newton ) , com esse pensamento , está correto considerar o atrito no sentido do movimento ( direita ) ?

Obrigado!
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Euclides Qua 21 Fev 2018, 21:26

Quando o caminhão acelera, o piso da carroceria exerce na caixa uma força no sentido do movimento do caminhão. A tendência de movimento da caixa (em relação ao piso) é oposta ao sentido do caminhão, por inércia. Assim a força recebida do piso é oposta à tendência de movimento (relativo) da caixa. A caixa quer ir para trás e recebe uma força para a frente.

Se a força trocada entre caixa e piso for inferior à de atrito estático não haverá movimento relativo e a caixa continuará em repouso em relação ao piso. Note que o sistema, no caso, inclui apenas caminhão e caixa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Kayo Emanuel Salvino Qua 21 Fev 2018, 21:43

Agora entendi.

Nesse caso da caixa ir para trás , considerei a força de atrito pela definição ( oposta ao movimento ) , daí fica a favor do movimento do caminhão.

Obrigado a todos.
Kayo Emanuel Salvino
Kayo Emanuel Salvino
Fera
Fera

Mensagens : 588
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 21
Localização : João Pessoa, Paraíba e Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito - Teoria Empty Re: Atrito - Teoria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos