PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável)

2 participantes

Ir para baixo

Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável) Empty Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável)

Mensagem por Lara000 Qua 31 Jan 2018, 18:28

Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável) 20180115
Levando-se em consideração as informações sobre o fármaco analgésico e com base nos conhecimentos de Química, é correto afirmar:
01) A estrutura química do sumatriptano possui 10 hidrogênios.
02) O ácido succínico é um ácido forte de cadeia carbônica insaturada.
03) O estado de oxidação do átomo de enxofre no sumatriptano é + V.
04) O succinato de sumatriptano é um diéster derivado de uma diamina.
05) O ácido succínico é um ácido diprótico, cuja ionização do hidrogênio do segundo grupo carboxílico é cerca de dez vezes menor que o do primeiro grupo.

GAB: 05
Dúvida: gostaria que me explicassem a 04 e 05. Eu lembro que em propriedades periódicas, a 2 energia de ionização é maior que a primeira, mas acho nesse caso não tem relação, não é?

Lara000
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 28
Localização : itabuna

Ir para o topo Ir para baixo

Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável) Empty Re: Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável)

Mensagem por Xm280 Qui 01 Fev 2018, 23:04

Também não estou me lembrando tanto desse assunto não kkkk, mas vê se consigo te ajudar:

Na 04, por ser derivado do ácido apresentado e por eu não conseguir indentificar grupos éster nessa molécula, acredito que ele é um sal, e não um diéster. Além do mais, como é um sal orgânico e como sais orgânicos geralmente são usados em medicamentos, reforça ainda mais a ideia de ele ser um sal.

 Quanto a 05, a alternativa está se referindo a constante de acidez (Ka) - na imagem tem lá: o Ka1 (da primeira ionização) e o Ka2 (da segunda ionização). Como o Ka2 [2,5x10^-6] é, muito aproximadamente, 10x menor que o Ka1 [6,9x10^-6], pode-se dizer que o grau de ionização do segundo hidrogênio é 10x menor que o grau de ionização do primeiro.

Quanto à energia de ionização, se não me engano, refere-se a apenas um átomo no estado gasoso. 
Assim, para remover um elétron da sua última camada é necessário E energia
       
     M(g) ---> M(+) + 1e-    I: E KJ/mol

Aí pra remover o segundo, se for ainda da mesma camada, mais um pouco de energia (E' > E)

    M(+) ----> M(+2) + 1e-    I(2): E'

E aí pra remover o terceiro, se for de uma outra camada mais interna, da pra perceber um nível beeeem maior de energia (E'' >> E' > E)

    M(2+) -----> M(3+) + 1e-   I(3): E''

Xm280
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 28/04/2017
Idade : 25
Localização : Salvador - Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável) Empty Re: Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável)

Mensagem por Lara000 Sex 02 Fev 2018, 20:18

Ahhh agora entendi, confesso que não sabia o que fazer com essas constantes  Laughing . vlw Wink

Lara000
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 28
Localização : itabuna

Ir para o topo Ir para baixo

Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável) Empty Re: Uesb 2016 (Hidrogênio ionizável)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos