PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotas: Mudar ou não.

4 participantes

Ir para baixo

Cotas: Mudar ou não.  Empty Cotas: Mudar ou não.

Mensagem por fernandesrc Qua 24 Jan 2018, 04:07

Oi pessoal. Estou concorrendo a uma vaga no SISU desse ano, mas to com um problema em decidir qual cota usar.


Tenho direito tanto a cota racial quanto escola pública. Nesse primeiro dia, decidi me inscrever usando as duas cotas. No caso, meu curso tá em 687 e minha nota é 760. Estou em 1° de 14 vagas nessa categoria. Pelo que eu conheço do SISU, é quase certo passar. Acho que na ampla concorrência já não rola (era meu foco principal), de modo que eu preciso das cotas.

Porém, me sobreveio um pensamento: O medo de sofrer preconceito na facul por ser um cotista, em caso de uma eventual aprovação. Para ser mais específico, medo de sofrer preconceito racial, não por ser aluno egresso de escola pública. Já passei por outras faculdades públicas e  privadas, mas nunca como cotista. E também nunca sofri preconceito algum. Agora, como a faculdade é maior (bem maior) não sei como funcionaria isso. Alguém pode me informar se existe algum tratamento degradante a um aluno da universidade por isso?

Além disso, tenho também a opção de usar apenas a cota para escola pública, ignorando a cota racial. Só que nesse caso, eu incorro no problema de cair na classificação. Ainda que a nota máxima do curso quase nunca chegou além de 750, por aí, é um movimento arriscado.

Enquanto a cota racial + escola pública varia de uns 690 a uns 740 com 14 vagas
A cota escola pública varia de 720 a 750 com 12 vagas. Reparem que claramente a concorrência é bem mais apertada aqui, mas ainda acho que dá sim pra passar.

Como a universidade seleciona apenas uma vez por ano, as vagas do segundo semestre são definidas agora, de modo que metade das vagas é para março e metade para entrada em agosto. Por razões pessoais, eu preciso ficar na parte de cima da classificação para entrar no primeiro semestre, senão os planos ficam altamente comprometidos.

Então, vcs acham que compensa mudar a cota?

fernandesrc
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 31
Localização : Contagem, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas: Mudar ou não.  Empty Re: Cotas: Mudar ou não.

Mensagem por Sunriseee Qua 24 Jan 2018, 08:05

Desculpa perguntar, mas que faculdade é? Já ouviu histórias de algo assim por lá?
Racismo, preconceito, intolerância em geral, de qualquer origem, não deve nos parar por nada nessa vida! Se você é PPI, utiliza o seu direito e conquista sua vaga. Você estudou muito, conseguiu uma nota boa, não é pq uma cota te auxiliou que você perdeu a sua capacidade, se esse é o seu medo em relação ao preconceito. Você é a prova de que cota nenhuma leva aluno de escola pública para universidade pública sem esforço. Avante!
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 26
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas: Mudar ou não.  Empty Re: Cotas: Mudar ou não.

Mensagem por MalcolnMed Qua 24 Jan 2018, 08:41

É um direito seu. Malcolm X e Luther King não morreram à toa.  :evil:
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 704
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas: Mudar ou não.  Empty Re: Cotas: Mudar ou não.

Mensagem por _Arthur_ Qua 24 Jan 2018, 08:45

Como você vai ser psicólogo, ou seja, subtrair os medos de seus pacientes, dando esse mau exemplo? Além disso, espera-se, pelo menos no curso de Psicologia, que trata justamente de questões psicossociais, que a tolerância seja acima da média e, portanto, o convívio seja livre - ou quase - de discriminações.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 26
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas: Mudar ou não.  Empty Re: Cotas: Mudar ou não.

Mensagem por fernandesrc Sex 26 Jan 2018, 01:17

Galera, obrigado pelos conselhos.
Em relação a isso, surgiu um novo problema.
Tirei um tempo para pesquisar como a faculdade lida com a questão das cotas. Descobri que eles pedem um tipo de autodeclaração escrita, "bem fundamentada", que justifiquem os motivos pelo quais o candidato se considera pertencente ao seu grupo étnico.

Nesse sentido, embora meu fenótipo seja indubitavelmente de uma pessoa parda/negra (cor de pele, cabelo, etc), fiquei receoso com o que a faculdade considera como "justificativa bem fundamentada". Quando se trata de pertencimento étnico, a coisa sempre esbarra em critérios subjetivos.

Eu sei que tenho um sem número de justificativas, tanto práticas quanto teóricas, para me garantir em qualquer caso. Contudo, como uma forma de evitar polêmica desnecessária, resolvi trocar de cota e fui para a que exige apenas escola pública. Embora seja uma categoria com uma nota de corte quase 20 pontos maior e com menos vagas, continuei em primeiro de 12 vagas depois da último corte e, como nessa sexta é o último dia, estou bastante otimista.

De qq forma, obrigado pelas considerações. Muito embora o medo do preconceito se foi, acredito que ainda posso ser afetado por questões técnicas. Essa mudança nas políticas de cota da faculdade é muito recente e ainda não se sabe os efeitos que essa nova exigência irá causar. Então é melhor ir para onde é mais garantido, só por precaução mesmo.

fernandesrc
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 31
Localização : Contagem, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cotas: Mudar ou não.  Empty Re: Cotas: Mudar ou não.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos