Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

+4
Giovana Martins
_Arthur_
Euclides
Bethania Cristina
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Escolher profissão por amor ou pelo mercado? - Página 2 Empty Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

Mensagem por Bethania Cristina Dom 21 Jan 2018, 16:58

Relembrando a primeira mensagem :

Olá. Sou nova aqui no fórum e já vi alguns tópicos relacionados a minha dúvida, mas ainda sim gostaria de ouvir opiniões diferentes.

Nesse ENEM eu tirei uma boa média (775) que me permitiria cursar uma ampla gama de cursos (tenho cota de esc. pública), mas a dúvida que tenho é se devo escolher a profissão por amor ou pensando na remuneração. Eu tenho sonho de ser professora universitária algum dia, e muito interesse por história e filosofia, que seriam os cursos que eu escolheria se fosse por amor (provavelmente história). Mas temo que essa escolha me traga muita instabilidade econômica no futuro, e isso me assusta um pouco. Então pensei em escolher alguma profissão mais "badalada", provavelmente alguma engenharia, para poder ter maior estabilidade, mesmo que não seja o curso do meu sonho.

O que vocês acham?

Última edição por Bethania Cristina em Dom 21 Jan 2018, 17:02, editado 1 vez(es)

Bethania Cristina
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher profissão por amor ou pelo mercado? - Página 2 Empty Re: Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

Mensagem por Convidado Dom 21 Jan 2018, 21:52

@Bethania Cristina escreveu:Olá. Sou nova aqui no fórum e já vi alguns tópicos relacionados a minha dúvida, mas ainda sim gostaria de ouvir opiniões diferentes.

Nesse ENEM eu tirei uma boa média (775) que me permitiria cursar uma ampla gama de cursos (tenho cota de esc. pública), mas a dúvida que tenho é se devo escolher a profissão por amor ou pensando na remuneração. Eu tenho sonho de ser professora universitária algum dia, e muito interesse por história e filosofia, que seriam os cursos que eu escolheria se fosse por amor (provavelmente história). Mas temo que essa escolha me traga muita instabilidade econômica no futuro, e isso me assusta um pouco. Então pensei em escolher alguma profissão mais "badalada", provavelmente alguma engenharia, para poder ter maior estabilidade, mesmo que não seja o curso do meu sonho.

O que vocês acham?

Engenheiros não ganham bem assim. A Poli (ou centro acadêmico da Poli) postou um levantamento dos salários dos egressos. Não é algo animador. 

Se não quer seguir história/filosofia, melhor economia do que engenharia, já que gosta de humanas também. 

O pessoal da FEA parece que é mais bem pago. 

Estatística, computação e matemática aplicada ao mundo financeiro também são outras opções que podem ser melhores do que engenharia. 

Convidado
Convidado

Escolher profissão por amor ou pelo mercado? - Página 2 Empty Re: Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

Mensagem por Convidado Dom 21 Jan 2018, 21:56

Computação é doido. Recomendo ICMC, em São Carlos.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Dom 21 Jan 2018, 22:46

Aliás, Bethania, pensando agora, um curso interessante pra você, por estranho que pareça, é medicina. E você tem média pra entrar em uma boa escola como a UFTM, por exemplo. 

Porque, mesmo que você não se interesse por nenhuma especialidade médica, poderá ocupar outras funções: gestão, administração etc e etc. 

Você também poderá fazer um mestrado em história da ciência, por exemplo, história da medicina etc e seguir como docente universitária nessa área (ou em qualquer outra da história), podendo trabalhar como média no tempo livre. 

Fora que te dá um conhecimento bacana do corpo, tanto micro quanto macro. 

Poderá, também, fazer pós em filosofia (principalmente ética/ética médica) e seguir carreira de docente. Conheço um professor assim. 

É umc urso bem amplo e interessante.

Convidado
Convidado

Mensagem por Bethania Cristina Ter 23 Jan 2018, 18:03

Obrigada a todo mundo que respondeu. Me ajudaram muito!

Vou escolher por amor mesmo. História lá vamos nós, e seja o que Deus quiser Laughing

Bethania Cristina
iniciante

Mensagem por biologiaéchato Ter 23 Jan 2018, 18:28

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Obrigada a todo mundo que respondeu. Me ajudaram muito!

Vou escolher por amor mesmo. História lá vamos nós, e seja o que Deus quiser Laughing
Uma boa escolha, Bethania.
Como a Giovana disse algumas mensagens atrás, Engenharia é muito cálculo, e História não tem muito á ver com isso.
Desejo boa sorte e felicidade com a profissão que quer seguir.
Quer ser professora de História?

Última edição por Duduu2525 em Ter 23 Jan 2018, 18:32, editado 1 vez(es)
biologiaéchato
biologiaéchato
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por MalcolnMed Ter 23 Jan 2018, 18:30

Nada mais gratificante do que a licenciatura. Fez uma ótima escolha!
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Giovana Martins Ter 23 Jan 2018, 18:40

Bem legal, Bethania. Muito sucesso na sua vida.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Bethania Cristina Qua 24 Jan 2018, 00:42

Obrigada Dudu, Malcoln e Giovana!

Sim, Dudu, quero ser professora.

Bethania Cristina
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

Permissões neste fórum