Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

+4
Giovana Martins
_Arthur_
Euclides
Bethania Cristina
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Escolher profissão por amor ou pelo mercado? Empty Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

Mensagem por Bethania Cristina Dom 21 Jan 2018, 16:58

Olá. Sou nova aqui no fórum e já vi alguns tópicos relacionados a minha dúvida, mas ainda sim gostaria de ouvir opiniões diferentes.

Nesse ENEM eu tirei uma boa média (775) que me permitiria cursar uma ampla gama de cursos (tenho cota de esc. pública), mas a dúvida que tenho é se devo escolher a profissão por amor ou pensando na remuneração. Eu tenho sonho de ser professora universitária algum dia, e muito interesse por história e filosofia, que seriam os cursos que eu escolheria se fosse por amor (provavelmente história). Mas temo que essa escolha me traga muita instabilidade econômica no futuro, e isso me assusta um pouco. Então pensei em escolher alguma profissão mais "badalada", provavelmente alguma engenharia, para poder ter maior estabilidade, mesmo que não seja o curso do meu sonho.

O que vocês acham?

Última edição por Bethania Cristina em Dom 21 Jan 2018, 17:02, editado 1 vez(es)

Bethania Cristina
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher profissão por amor ou pelo mercado? Empty Re: Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

Mensagem por Euclides Dom 21 Jan 2018, 17:02

É você quem decide. Lembre-se porém que vai escolher algo que fará parte da sua vida todos dias pelos próximos 40 anos.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Escolher profissão por amor ou pelo mercado? Empty Re: Escolher profissão por amor ou pelo mercado?

Mensagem por _Arthur_ Dom 21 Jan 2018, 17:14

Você pode amar o mercado.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Giovana Martins Dom 21 Jan 2018, 17:24

Oii, Bethania. Apesar de eu já ter muito certo na minha mente o que eu quero fazer da vida, as vezes eu paro para refletir sobre essa sua dúvida. Bom, há um bom tempo eu estudo visando ser aprovada no curso de engenharia civil, mas, no fundo, eu sei que engenharia não seria a minha escolha caso os cursos de física ou matemática (os quais são os que eu realmente tenho amor) fossem mais valorizados no brasil. Sabendo que os cursos de física e matemática não são tão valorizados no nosso país, eu decidi criar coragem e cursar primeiro engenharia e, posteriormente, cursar física ou matemática. Eu realmente não sei se é a melhor escolha, mas estou disposta a apostar nela. Quanto ao que você disse, você tem que ver se você está apta a cursar engenharia, uma vez que este curso nada tem a ver com história ou filosofia. Procure pelas grades de engenharia nas universidades nas quais você pretende estudar. Tenha em mente também que os primeiros semestres de engenharia você praticamente só vê contas e mais contas e pouca engenharia de fato, então, saiba que você terá que ter uma base razoável em matemática, física e química para conseguir arcar com dificuldades iniciais do curso. Enfim, espero que você consiga ter sucesso na sua escolha e parabéns pela pontuação no ENEM.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por fernandesrc Dom 21 Jan 2018, 17:45

Se me permite, vou lhe relatar uma experiência que passei no último enem. Tenho tido um percurso acadêmico cheio dessas dúvidas e talvez seja bom compartilhar com vc.

Em 2016, Eu estava fazendo faculdade de Música em uma pública. Depois de um tempo, avaliei que não era bem o que eu gostava e resolvi partir para outra enquanto havia tempo. Eu sempre fui apaixonado  pelas ciências humanas, especialmente a história e a psicologia. Decidi mudar.

Decidi fazer o ENEM ao mesmo tempo que cumpria as maçantes atividades acadêmicas até o resto do semestre e, no fim das contas, consegui a média de 747 pontos. Como não sabia o que fazer, estudei para tirar a maior nota possível para não ficar restrito pela nota de corte. Como eu não queria medicina, esse nota era suficiente para entrar em qualquer curso da federal do meu estado.

Depois era hora de decidir o curso. Tirei até o dia do SISU para escolher.

Só que com o tempo, fui contaminado pelo discurso de que "humanas não dá dinheiro"  e, convencido desse discurso,  acabei na mesma dúvida que você.  Faço um curso por amor ou pelo mercado?

Decidi optar pelo mercado. 
Não era minha paixão, mas decidi tentar engenharia de controle e automação. (detalhe que para engenharia, o mercado nem é lá essas coisas, mas comparado com humanas, imaginava que estava bem melhor), Eu sempre tive facilidade com exatas também e não acho que seria um mal aluno de engenharia, mas também não seria o mais motivado de todos, mas pelo menos teria estabilidade a longo prazo. E eu acreditava também que poderia gostar.

Chegou o SISU e deixei correr. Sempre com aquela pulga de estar fazendo o que deveria ser feito, me dando mil justificativas por abandonar meu real sonho.

No dia que saiu o resultado, não sei o que houve comigo e eu entrei em pânico. Comecei a ver as pessoas que fariam engenharia comigo, vi o perfil do curso e tal. Eu havia me arrependido amargamente da minha escolha em menos de 24 horas. Nossa mente tem dessas coisas. Quase entrei em depressão. Não conseguia tolerar a ideia de passar a vida como engenheiro, começava a ouvir sobre o curso de engenharia e passava mal. Tive insonia, engordei e fiquei uma semana preso no quarto sem conseguir me mover.

Não importava o que minha família e amigos achavam. O quanto me parabenizavam e se orgulhassem de ter um filho engenheiro e bla bla bla, eu não queria aquilo. Foi um erro cometido por falta de maturidade.

Isso tudo fora o arrependimento de ter jogado uma boa nota praticamente no lixo.

Graças a Deus tive coragem de me recuperar e aprender com os erros. Decidi tentar o ENEM desse ano novamente, com uma força que eu não sei de onde. Obstinado a tentar psicologia, minha verdadeira paixão, consegui um resultado relativamente melhor nesse enem de 2017: 760 pontos. Que venha o SISU e com ele a tão sonhada aprovação.

Ao longo do ano passado, fui me informando melhor sobre o curso de psicologia, e cada vez mais tendo a certeza absoluta que que era aquilo que eu queria, sem um pingo de hesitação. O fato de trabalhar ganhando bem pouco não me incomoda mais, levando em conta o estilo de vida que planejei para mim e hoje, não me vejo fazendo outra coisa além de ser psicólogo. Sinto que meu interesse pela área é sincero e genuíno e, ainda que dê tudo errado, minha ética não me permitiria viver com o sentimento de ter traído a mim mesmo e passar o resto da vida perguntando "e se?".

Minha resposta, em síntese. Não! não vale a pena fazer algo pensando no mercado. Falo isso categoricamente: faça aquilo que quer.

fernandesrc
iniciante

Mensagem por fernandesrc Dom 21 Jan 2018, 18:00

Infelizmente, a área de humanas carrega o estigma de ser inútil por ser mais voltada à reflexão do que à produção. Isso é particularmente devido a um pensamento extremamente pragmático da nossa sociedade, muito voltada a encontrar uma utilidade prática em tudo. No seu caso, ainda mais sendo professora universitária, ainda tem aqueles que taxam os professores de humanas de "doutrinadores comunistas", senso comum que aumenta ainda mais o estigma dessa área.  Isso faz com que a gente se sinta um pouco deslocado e desvalorizado.

Mas eu te garanto que com as ciências humanas, ainda mais como professora, você terá a chance de fazer a diferença na vida de muita gente. E certamente, o conhecimento dessa área te tratá um tipo de compreensão tão grande da realidade que te transformará de um modo permanente.

Quanto ao salário, cada profissão tem a sua realidade. Os professores lidam com a desvalorização, mas os engenheiros, advogados, químicos, físicos, também. Basta uma pesquisa rápida e verá que a engenharia por exemplo, não anda lá tão bem das pernas quanto andava em outros tempos mais dourados. O direito está extremamente saturado. Acho que a única carreira que realmente se salva é a de medicina.

Professores universitários não ganham tão mal assim. A concorrência é grande, especialmente nas grandes universidades como USP, UFMG, UFRJ, Unicamp e tal, mas se for boa e tiver gás para encarar mestrado, doutorado, até mesmo buscar essas especializações fora do país, a longo prazo você conquistará seu espaço.

Procure saber com algum professor seu como funciona em detalhes esse tipo de percurso, os concursos públicos na área ou como funciona a contratação em faculdades privadas e tal.

fernandesrc
iniciante

Mensagem por Bethania Cristina Dom 21 Jan 2018, 18:52

Pessoal, muito obrigada pelas respostas, vocês não têm noção de como isso me ajuda nesse momento de indecisão infernal.

Euclides, é justamente esse o meu medo na hora de ingressar nas engenharias. Pensar que posso passar a vida inteira fazendo algo que eu tenho certeza que não é minha vocação principal.

Giovana, quanto a questão da base, ao contrário do esteriótipo do pessoal de humanas ser ruim em matemática, eu me dou bem com ela e tenho uma boa base por causa do cursinho (foi minha maior nota do ENEM depois da redação). No seu caso, tem o fato da engenharia ser muito mais próxima da matemática e da física do que das Ciências Humanas, então acho que você ficará confortável no seu curso. O problema é que o que eu gosto de estudar mesmo, por hobby, são assuntos relacionados a natureza humana, cultura, política, essas coisas. Acho que me sentiria deslocada num curso de exatas. No mais, sucesso pra você na sua carreira como engenheira e, futuramente, como matemática ou física!

Fernandes, me identifiquei muito com o que você disse. Eu chego até a passar mal de me imaginar trabalhando numa indústria ou numa construção ou algo assim (não estou menosprezando essas profissões de modo algum, já que são de extrema importância, é simplesmente uma questão de vocação pessoal). Eu realmente gostaria de algo mais voltado à reflexão do que à produção. Como eu estudava em uma escola pública sucateada e fazia cursinho, de vez em quando eu mesma dava aulas na escola e isso me empolgou muito. Eu sinto que preciso seguir a carreira de professora, o medo maior é a questão do salário mesmo. Quanto a psicologia, é uma das carreiras que eu também cogitei. Um trabalho muito bonito e tenho certeza que você vai ser um ótimo profissional!

Bethania Cristina
iniciante

Mensagem por biologiaéchato Dom 21 Jan 2018, 19:24

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:É você quem decide. Lembre-se porém que vai escolher algo que fará parte da sua vida todos dias pelos próximos 40 anos.
Essa é, na minha opinião, a escolha mais importante que fazerás na sua vida.
Eu, por exemplo, tenho vocação para ser professor de Matemática, e pouco tempo atrás, me veio á mente a mesma dúvida que você.

Coincidentemente, também estive pensando e pesquisando sobre as "Engenharias", e acho que a que mais me identifico, é Engenharia Mecânica, embora, essa não seja a profissão que almejo, e seria muito feliz praticando-a, mas Eng. Mecânica é algo que gosto também.

Acho que como eu, você deveria pensar bem.
Embora essa profissão que você escolhe não seja tão valorizada, certamente você não passará fome.
Enfim, acho que devemos usar a "ética do meio termo", e tentar conciliar algo que você goste, com algo bem remunerado.

Lhe desejo Boa sorte, e muita sensatez na escolha.
Faça das palavras de Euclides as minhas.
biologiaéchato
biologiaéchato
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por xisdaquestão Dom 21 Jan 2018, 19:48

Duduu2525 escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:É você quem decide. Lembre-se porém que vai escolher algo que fará parte da sua vida todos dias pelos próximos 40 anos.
Eu, por exemplo, tenho vocação para ser professor de Matemática, e pouco tempo atrás, me veio á mente a mesma dúvida que você.

Coincidentemente, também estive pensando e pesquisando sobre as "Engenharias", e acho que a que mais me identifico, é Engenharia Mecânica, embora, essa não seja a profissão que almejo, e seria muito feliz praticando-a, mas Eng. Mecânica é algo que gosto também.

Embora essa profissão que você escolhe não seja tão valorizada, certamente você não passará fome.
Enfim, acho que devemos usar a "ética do meio termo", e tentar conciliar algo que você goste, com algo bem remunerado.

Somos 2, mas diferente de ti, lecionar matemática (faço isso a 10 anos) deixou de ser vantajoso, principalmente, se vc trabalhar nessas escolas sucateadas por nossos governantes, juro a ti que o material que eu recebo para dar aula no começo de um ano letivo são 1 apagador , 2 canetas e 2 pinceis para quadro branco, a desvalorização e o descaso faz com que seja muito mais "inteligente" cursar uma engenharia.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagem por biologiaéchato Dom 21 Jan 2018, 20:21

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
Duduu2525 escreveu:

Somos 2, mas diferente de ti, lecionar matemática (faço isso a 10 anos) deixou de ser vantajoso, principalmente, se vc trabalhar nessas escolas sucateadas por nossos governantes, juro a ti que o material que eu recebo para dar aula no começo de um ano letivo são 1 apagador , 2 canetas e 2 pinceis para quadro branco, a desvalorização e o descaso faz com que seja muito mais "inteligente" cursar uma engenharia.
Eu não falei que é/seria vantajoso.
Quanto ao demais, infelizmente é a realidade, e tenho de concordar com você.
biologiaéchato
biologiaéchato
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum