Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida na escolha do curso

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida na escolha do curso Empty Dúvida na escolha do curso

Mensagem por fernandesrc Dom 21 Jan 2018, 14:45

Galera, boa tarde.
Estou perguntando sobre uma dúvida que minha namorada tem, já que ela fez o ENEM e com a nota dela, ela consegue uma ampla gama de cursos mas não sabe o que fazer. Ela gosta de biologia e química, especialmente no que se refere ao corpo humano, então, para ela, duas das opções no SISU são farmácia, preferencialmente e depois química. Medicina para ela não rola, por causa da nota. Ela viu a grade de farmácia e se apaixonou de cara, mas quando viu a desvalorização, ela pensou um pouco mais e ficou em dúvida.

Em relação à facul de farmácia, ela tem encontrado diversos relatos de pessoas que dizem que a área é desvalorizada e ela teme, a longo prazo, virar mais "balconista" do que "farmacêutica", uma vez que farmácia é um curso relativamente difícil.  Na verdade, ela busca atuar em uma área longe das drogarias, como trabalhar em um laboratório ou na indústria farmacêutica, mas ela ainda está confusa com as atribuições reais da função do farmacêutico. A imagem mais comum é do cara que fica na drogaria mesmo. 

Imagino que as notas de corte revelam o quanto o curso é procurado. Nos últimos anos, farmácia não foi um dos cursos com nota mais alta na federal daqui e imagino que isso reflete que o curso não é tão procurado assim. 

Então, o que vocês acham? Vale a pena investir na faculdade de farmácia? Vocês tem alguma informação que o salário seja tão ruim assim e a carreira tão estagnada como dizem?

Obrigado pela atenção.

fernandesrc
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida na escolha do curso Empty Re: Dúvida na escolha do curso

Mensagem por xisdaquestão Dom 21 Jan 2018, 15:15

Ta ai uma coisa bastante complicada, tenho passado por isso o ano todo, no entanto, a minha dúvida era Medicina ou Direito, essa minha dúvida se refere basicamente no quesito "emprego", uma vez que se eu fizer direito noturno sobra o dia ´para trabalhar e se fizer medicina sobra o período noturno, sinceramente eu não consigo ver o curso de farmácia desvalorizado o que me parece é temos uma visão meio equivocada da profissão, basta ver quando diz: "virar balconista", quanto ao curso de química... seria licenciatura?

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagem por Luiz 2017 Dom 21 Jan 2018, 15:26

Além dos laboratórios da indústria farmacêutica, tem os laboratórios das universidades, os laboratórios privados de bio-pesquisa, agro-pesquisa, bio-química, laboratórios de análises clínicas, grandes redes hospitalares, Oswaldo Cruz, INCA, etc, sem falar nos concursos públicos.

Luiz 2017
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por _Arthur_ Dom 21 Jan 2018, 16:50

Entre farmácia e química, melhor continuar estudando para entrar em Medicina.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por fernandesrc Dom 21 Jan 2018, 17:01

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Ta ai uma coisa bastante complicada, tenho passado por isso o ano todo, no entanto, a minha dúvida era Medicina ou Direito, essa minha dúvida se refere basicamente no quesito "emprego", uma vez que se eu fizer direito noturno sobra o dia ´para trabalhar e se fizer medicina sobra o período noturno, sinceramente eu não consigo ver o curso de farmácia desvalorizado o que me parece é temos uma visão meio equivocada da profissão, basta ver quando diz: "virar balconista", quanto ao curso de química... seria licenciatura?

Pior que vc tocou num assunto que eu tbm passo viu? Eu to querendo ir pra psicologia, só que diurno. Como não dá pra trabalhar, pelo menos durante os primeiros anos de curso, vou ter que buscar bolsas e estágios internos que a faculdade oferece. Não me vejo fazendo outra coisa, então, o jeito é correr o risco.

No caso dela seria bacharelado em química mesmo se fosse o caso. Imagino que nesse caso, a faculdade de química é muito ligada a carreira acadêmica. No caso da indústria, me disseram que o engenheiro químico, muitas vezes, é contratado no lugar do químico em si.  Esse fator dificulta um pouco a inserção do químico no mercado. Sem falar que os concursos para químico parecem ser bem mais raros.

fernandesrc
iniciante

Mensagem por Convidado Dom 21 Jan 2018, 17:04

@_Arthur_ escreveu:Entre farmácia e química, melhor continuar estudando para entrar em Medicina.

Verdade.  :pirat:

Convidado
Convidado

Mensagem por fernandesrc Dom 21 Jan 2018, 17:16

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Entre farmácia e química, melhor continuar estudando para entrar em Medicina.

Acho que por razões pessoais, ela terá que postergar um pouco esse plano de estudar medicina. Mas existe uma gama enorme de cursos que ela pode ingressar, nos requisitos que eu havia citado.

fernandesrc
iniciante

Mensagem por _Arthur_ Dom 21 Jan 2018, 17:31

Ela tem que obrigatoriamente entrar em algum curso? Se for o caso, por que não fisioterapia, já que envolve mais o corpo humano do que os cursos citados por você?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por fernandesrc Dom 21 Jan 2018, 18:07

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Ela tem que obrigatoriamente entrar em algum curso? Se for o caso, por que não fisioterapia, já que envolve mais o corpo humano do que os cursos citados por você?

O caso dela é complicado, mas devido a inúmeros fatores, posso dizer que sim, ela é obrigada a entrar em um curso. Ela só não sabe qual.

Fisioterapia e enfermagem são dois cursos que ela já não tem tanto interesse assim. Ela estava muito decidida a fazer farmácia. Só que a gente não tem encontrado nenhum que realmente elogie a carreira de farmácia. É como se fosse uma profissão morta.

Quando vc vê relatos de que, diante de tanta uniesquina por aí, os donos de farmácias estão demitindo os farmacêuticos e fazendo o curso eles mesmos, é pra pensar duas vezes antes de fazer o curso assim.

Mas de qq forma, é valida a sugestão de fisioterapia. Vou cv com ela para ela ver essa opção mais a fundo.

fernandesrc
iniciante

Mensagem por xisdaquestão Dom 21 Jan 2018, 18:22

Biomedicina talvez supriria o curso de farmacia, no entanto, quando vejo os salarios descritos em editais de concursos meio que desanima... muitas vzs é o menor salario entre os de curso superior.

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum