PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pensamento concreto x Pensamento Abstrato

2 participantes

Ir para baixo

Pensamento concreto x Pensamento Abstrato Empty Pensamento concreto x Pensamento Abstrato

Mensagem por matheus__borges Dom 21 Jan 2018, 03:20

Pensamento concreto: Que se forma a partir da percepção sensível, ou seja, da representação de objetos reais, e é imediato, sensível e intuitivo.
Pensamento abstrato: Que estabelece reações, que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato e racional.

Bom dia pessoal, gostaria de vê exemplos para entender melhor esses conceitos. Um de cada está de bom grado.
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pensamento concreto x Pensamento Abstrato Empty Re: Pensamento concreto x Pensamento Abstrato

Mensagem por EricFerro Ter 30 Jan 2018, 10:26

Primeiramente gostaria de realizar algumas correções no que se refere à sua definição de pensamento concreto. Desde Aristóteles a intuição é definida como uma forma de conhecimento imediata possibilitada através do funcionamento dos órgãos de sentido humano, porém atualmente através do desenvolvimento da psicologia cognitiva e neurociência sabemos ser esta noção filosófica de intuição uma profunda quimera. Irei te fornecer um exemplo simples, pois acredito que assim será mais fácil a compreensão:

Um ser humano está sentado diante de uma tela branca, subitamente linhas negras começam a ser delineadas e percebidas mediante o contraste existente entre a base branca e as linhas negras na tela, certas formas então começam a ser reconhecidas, primeiro é traçado um círculo pequeno, logo depois é traçado um círculo adjacente de mesma medida, então um círculo maior é circunscrito, até que a pessoa começa a associar esta totalidade (duas circunferências menores adjacentes inscritas em uma circunferência maior) a um rosto humano, e por aí vai... 

Percebe? Não existe nada de imediato na percepção intuitiva chamada por você de "conhecimento concreto", na verdade o que ocorre são operações involuntárias de associação e reconhecimento realizadas pela mente humana, em outras palavras, o conhecimento concreto é tão mediato quanto o conhecimento abstrato, a diferença entre ambos é apenas no controle consciente que temos sobre este último que inexiste naquele. O que ocorria na mente do indivíduo enquanto ele olhava fixamente para a tela eram associações, ou seja, ele comparava os níveis de semelhança entre as imagens apresentadas na tela com dados imagéticos previamente existentes em sua mente armazenados em sua memória de longo prazo.

A diferença entre o "conhecimento concreto", ou melhor, com o conhecimento perceptivo e o conhecimento abstrato, é que o primeiro pertence ao domínio de associações involuntárias realizadas pela mente humana que reconhece imagens, sons, gostos, toques, etc., como dados familiares, já o segundo pertence ao domínio da linguagem humana que, até o presente momento, acreditamos pertencer ao domínio do controle racional e consciente. Em outras palavras, se eu olho para uma maçã em cima de uma mesa, não posso controlar meu "pensamento perceptivo", sempre reconhecerei aquele formato, textura, tamanho e cor ao de uma fruta familiar, porém posso conscientemente dizer "Isto não é uma maçã" ou "Não estou vendo uma maçã", etc... 

Para ser bem simples: 

Conhecimento concreto: associações involuntárias, obdece a uma linguagem associativa precisa que reconhece em dados perceptivos presentes semelhanças com dados percebidos no passado e, deste modo, situa o indivíduo no ambiente, possibilitando, subsequentemente, as operações da linguagem natural (português, inglês, etc). Em outras palavras, primeiro preciso ver uma maçã e reconhecê-la pela percepção para, posteriormente, associar a palavra "maçã" a ela, e mesmo formar uma sentença da forma "Esta maçã é vermelha" ou "Esta maçã está saborosa". No primeiro caso não tenho escolha, reconhecerei o objeto, já no segundo caso (uso da linguagem para descrever o que percebo e reconheço) tenho controle (livre-arbítrio pertence ao domínio da linguagem), ou seja, posso escolher descrevê-la ou não, escrever um texto a seu respeito ou não, etc. 

Percebe que o pensamento concreto e abstrato são duas faces de uma mesma moeda? É impossível descrevermos o mundo através da linguagem abstrata sem previamente reconhecê-lo mediante as operações associativas da percepção sensorial. 

Bom, não quero ser muito longo, mas aqui vai uma informação curiosa: na medida em que nos distanciamos do mundo concreto através do uso da linguagem natural e matemática e suas associações complexas, paradoxalmente nos aproximamos mais dele através da formulação de teorias científicas que o descrevem sob a perspectiva daquilo que não podemos perceber diretamente através dos sentidos. Ex: Teoria Atômica da matéria. 

Fique com YAHWEH.

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 28
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pensamento concreto x Pensamento Abstrato Empty Re: Pensamento concreto x Pensamento Abstrato

Mensagem por matheus__borges Sáb 03 Fev 2018, 23:00

Essas definições estão no livro :bounce:. Muito obrigado, foi bem esclarecedor!
Very Happy
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pensamento concreto x Pensamento Abstrato Empty Re: Pensamento concreto x Pensamento Abstrato

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos